Foto Isabel Silva/José Lorvão
Rumo aos oitavos-de-final!
Por Sporting CP
24 Nov, 2021
24 Nov, 2021
Vitória por 3-1 sobre o Borussia Dortmund em grande noite europeia
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal carimbou o passaporte para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, nesta quarta-feira, ao vencer os alemães do Borussia Dortmund por 3-1 na quinta jornada do grupo C da UEFA Champions League.
Rúben Amorim promoveu o regresso à titularidade de Sebastián Coates, que vinha de lesão, enquanto do lado da poderosa formação germânica o técnico Marco Rose não pôde contar com algumas das peças cruciais da equipa, casos de Haaland, Hummels ou Thorgan Hazard.
Perante um Estádio José Alvalade esgotado e com as bancadas em verdadeira ebulição, as duas equipas anularam-se na etapa inicial do encontro e não conseguiram criar quaisquer ocasiões de perigo, travando uma intensa luta no centro do terreno com diversos duelos.
Em cima da meia-hora, o capitão Coates bateu longo para o ataque e a bola chegou até Pedro Gonçalves, que aproveitou uma falha da defensiva visitante para isolar-se na cara do guarda-redes Gregor Kobel e rematar certeiro para o fundo das redes. Estava assim feito o 1-0.
Logo a seguir, o Borussia Dortmund respondeu com um remate ao poste, mas o conjunto Leonino passou a estar por cima com várias investidas no ataque, que acabaram por dar resultado aos 39 minutos, com Pote a assinar o ‘bis’ num disparo exímio de fora da área.
A segunda metade arrancou animada e com boas situações para os dois lados. Primeiro, Pablo Sarabia atirou para uma boa defesa do guardião adversário após passe de Pedro Gonçalves, e logo depois surgiu o golo dos alemães, que acabou por ser anulado devido a um fora-de-jogo.
A necessitar de diminuir a diferença no marcador, os forasteiros passaram a actuar mais ao ataque, enquanto o Sporting CP deu primazia a um jogo mais criterioso, privilegiando muitas vezes as transições rápidas, mas apresentando sempre uma defesa muito compacta e segura.
Já com a ala esquerda renovada, após as entradas de Ricardo Esgaio e Nuno Santos, Emre Can foi expulso e deixou a sua equipa a jogar com dez. Se o cenário já era mau para os alemães, piorou ainda mais quando o árbitro assinalou penálti por falta sobre Paulinho aos 80 minutos. Na conversão, Pote falhou, mas Porro apareceu de rompante e fez o 3-0 de cabeça na recarga.
Até ao apito final, além do golo de honra do Borussia, marcado por Malen no terceiro minuto de compensação, destaque para a estreia oficial com a listada verde e branca do jovem de 18 anos formado em Alcochete Flávio Nazinho, que entrou para o lugar de Pedro Gonçalves.
Com este triunfo, o décimo consecutivo em todas as competições, o Sporting CP garante a segunda posição do grupo com um total de nove pontos e um bilhete para os oitavos-de-final.
Segue-se agora o regresso à Liga Portugal, já este domingo, com a recepção ao CD Tondela. A sexta e última jornada da fase de grupos, em casa do AFC Ajax, joga-se no dia 7 de Dezembro.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro (Manuel Ugarte, 88’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, Matheus Reis (Ricardo Esgaio, 67’), João Palhinha, Matheus Nunes, Pablo Sarabia (Nuno Santos, 67’), Pedro Gonçalves (Flávio Nazinho, 88’) e Paulinho (Tiago Tomás, 86’).