Foto Isabel Silva
Youssef Chermiti renova contrato
Por Sporting CP
17 Fev, 2023
17 Fev, 2023
Acordo até 2027 com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
Youssef Chermiti vai continuar a vestir de Leão ao peito. O avançado luso-tunisino, de 18 anos, renovou esta sexta-feira contrato até 2027 e fica blindado por uma cláusula de rescisão cifrada em 80 milhões de euros. Nas primeiras declarações após a oficialização do acordo, o jovem jogador, que chegou a Alvalade em 2016, mostrou-se muito feliz com o novo passo na carreira.
“É um sentimento inexplicável renovar com o clube que me deu tudo desde que cheguei. É aqui que quero jogar”, começou por afirmar aos meios de comunicação do emblema verde e branco, acrescentando: “Posso prometer aos adeptos muito trabalho, espero dar-lhes muitas alegrias”.
O internacional sub-19, que já soma sete jogos e dois golos esta temporada na equipa principal, admite estar a viver uma excelente fase. “É um sonho de miúdo estrear-me numa liga como a portuguesa, ainda por cima pelo Sporting CP, que é o clube em que me formei. É uma sensação inexplicável”, frisou, abordando em seguida a adaptação a um patamar de exigência superior.
“Há sempre aquele pulo que os jogadores têm de dar, desde a formação para o profissional. Já treinava com a equipa principal desde os 16 anos, mas tudo isto é um processo. O míster ajudou-me muito e os meus colegas também”, disse, mostrando-se ciente de que esta renovação vai trazer-lhe maior responsabilidade: “Agora não posso pensar que está tudo feito, isto é só o início”.
O atacante natural da ilha de Santa Maria, nos Açores, puxou depois a cassete atrás para recordar o primeiro golo pela equipa principal, frente ao Rio Ave FC, que fez dele o segundo mais novo de sempre a facturar na estreia fora de casa pelos Leões, a titular, com 18 anos e oito meses.
“Quando marquei em Vila do Conde foi uma sensação inexplicável. Além disso, poder dar continuidade e jogar no jogo seguinte foi muito bom”, disse, relembrando também o momento da estreia em Alvalade, diante do FC Vizela. “Quando era mais novo e ainda era residente na Academia, sempre que ia ver os jogos da equipa principal em Alvalade sonhava com aquele momento. Estrear-me com os adeptos nas bancadas foi uma sensação muito boa para mim”.
Youssef Chermiti mostrou-se ainda satisfeito com os elogios por parte do técnico Rúben Amorim, que considerou que o jovem pode tornar-se uma referência do Sporting CP e da selecção nacional. “É sempre bom receber elogios do míster, agora só tenho de continuar a trabalhar sempre com humildade. Tenho de estar pronto para fazer o meu melhor dentro de campo”.
No clube desde os 12 anos, Youssef Chermiti fez quase toda a formação na Academia, algo que considera ter sido decisivo para chegar ao nível de hoje. “Quando o Sr. Aurélio Pereira me perguntou se queria vir para o Sporting CP, não hesitei. A evolução que tive aqui foi muito boa e estou muito feliz por estar cá”, assegurou, admitindo que experienciou alguns altos e baixos.
“Passei uma fase difícil quando cheguei aqui, mas os meus colegas ajudaram-me sempre, sendo que agora partilho o campo com alguns deles. É muito bom recordar esses tempos. O crescimento aqui fez-me bem enquanto homem e jogador”, frisou, revelando-se à vontade com o facto de ser um modelo para os jovens: “Mantenho contacto com alguns miúdos que gostam de mim e sei que agora tenho mais responsabilidade porque estou a jogar na equipa principal”.