Filipe Çelikkaya: "Pela entrega e atitude, a vitória não nos ficava mal"
12 Nov, 2023
Técnico realçou a boa exibição dos Leões apesar do empate com o SC Covilhã
No rescaldo do empate frente ao SC Covilhã (2-2), em encontro da 11.ª jornada da Liga 3, o treinador da equipa B de futebol Leonina, Filipe Çelikkaya, falou num “duelo muito equilibrado”, mas considerou também que os Leões apresentaram uma excelente postura em campo e, tendo em conta aquilo que produziram, mereciam mais do que o adversário sair com os três pontos.
“Infelizmente não entrámos bem e sofremos o 0-1 num lance fortuito de bola parada, mas estivemos sempre muito estáveis emocionalmente. Isso ajudou-nos a trazer o jogo para cima e a ter dados estatísticos superiores. A vitória não nos ficava mal pela entrega, o rigor táctico e a atitude que tivemos, sendo que são precisamente estes os valores que queremos incutir nos jovens, de grande dedicação ao jogo”, começou por afirmar aos meios de comunicação Leoninos.
“O SC Covilhã está em primeiro lugar, marca muitos golos, é muito competitivo e vem de uma realidade de segunda Liga, mas conseguimos dar uma excelente resposta e fizemos coisas muito boas. Naturalmente queríamos a vitória, mas não foi possível”, lamentou o técnico, antes de explicar o que pediu aos seus jogadores no intervalo, depois de estes terem empatado a partida.
“Tínhamos de continuar com a mesma tranquilidade com que acabámos a primeira parte. Além disso, o [Elijah] Benedict estava a sair muito para pressionar o Miguel Alves e podíamos quebrar num 2x1 com mais facilidade, acelerando a partir daí. Também preparámos os jogadores para uma alteração do Alex Costa, com os laterais mais subidos, o que faria com que o espaço entre os centrais fosse maior. Tentámos encontrar esse espaço, continuámos a variar o jogo e conseguimos o segundo golo assim”, lembrou, reforçando: “Apesar do resultado, os jogadores tiveram uma atitude fantástica”.
Filipe Çelikkaya deu Tiago Ferreira como exemplo relativamente ao que pretende de todos os jogadores, tendo em conta que o avançado, poucos dias depois de se ter estreado pela equipa A contra o RKS Raków, regressou aos ‘bês’ com um golo decisivo e exibiu-se em bom plano.
“Queremos que, sempre que vão a um escalão acima ou abaixo, os jogadores demonstrem igual compromisso. Por vezes há um deslumbramento que é normal, mas depois têm de ter os pés bem assentes no chão e saber o que querem para continuarem a trabalhar ao mais alto nível, que foi o que o Tiago fez hoje. Mas não quero valorizar apenas o Tiago, toda a equipa teve uma grande união e atitude. Infelizmente não conseguimos a vitória, que era o que queríamos e merecíamos, mas houve uma grande dedicação e temos de valorizar também estes momentos”.
Também Marco Cruz, médio verde e branco, realçou o desempenho dos Leões dentro do relvado.
“Tivemos uma atitude muito boa durante todo o jogo, algo que queríamos demonstrar após os últimos 30 minutos frente ao Amora FC, em que não fomos nós. Reagimos muito bem a esse jogo, trabalhámos focados na tarefa durante a semana e conseguimos fazer o que tínhamos treinado”, observou o internacional sub-20, destacando a diferença na abordagem das equipas.
“O SC Covilhã, que é uma equipa de segunda Liga, muito experiente e que ganha muitos duelos, apresentou-se baixo no terreno e apostou num futebol directo, enquanto nós praticámos o nosso futebol, bom de ser ver, mas não fomos felizes. Não conseguimos sair com os três pontos, como queríamos, mas todos os pontos contam”, referiu.