Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Bernardo Vidal

Rúben Amorim: "Temos de ser mais maduros e jogar o nosso jogo"

Por
29 Nov, 2023

Técnico Leonino na antevisão ao jogo com a Atalanta BC

Rúben Amorim não tem dúvidas de como o Sporting CP tem de se apresentar esta quinta-feira para vencer a Atalanta BC na quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Na antevisão ao encontro, o treinador Leonino sublinhou a importância de a equipa “ser mais madura” do que foi no primeiro jogo.

"Nós sabemos como a Atalanta BC joga, mas para fazermos aquilo que costumamos fazer, que é pressionar em campo inteiro, torna-se muito mais difícil e muito diferente daquilo que temos vindo a fazer. Obviamente que temos de melhorar em relação ao primeiro jogo e sabemos que a Atalanta BC já está qualificada, e nós ainda não estamos, mas antes de pensarmos no primeiro lugar do grupo temos de pensar na qualificação e este jogo define isso. Por isso, temos de nos focar em tudo o que não fizemos no primeiro jogo, não só sem bola, mas principalmente com ela. Portanto, mostrámos aos jogadores a equipa da Atalanta BC, mas focámo-nos mais naquilo que queremos fazer, na forma como nós jogamos e devemos jogar”, começou por dizer Rúben Amorim, sublinhando: "Acima de tudo, temos de ser mais maduros, o que não fomos em Alvalade”.

“Em Alvalade não soubemos interpretar muito bem o jogo, fomos algo precipitados e andámos a correr atrás da bola uma parte inteira. Nesse aspecto, faltou-nos um bocadinho de maturidade para interpretar. Digamos que precisamos de ser um bocadinho mais italianos, não ter medo de defender um bocadinho mais e controlar o jogo dessa forma porque nós somos muito bons com a bola. Não vamos conseguir contra todos os adversários recuperar a bola logo na primeira pressão. Portanto, temos de entender bem o jogo, saber que vamos ter de defender às vezes, quando temos de pressionar e o momento de pressão. Mas, volto a dizer, temos de jogar o nosso jogo, que foi aquilo que não fizemos. Nós temos jogadores com capacidade para ter a bola e ter posses mais longas do que aquelas que tivemos. Olhando para o nosso jogo e principalmente para a primeira parte, houve situações de três para três, em que jogadores como Pedro Gonçalves não decidiram da melhor forma e ele tem uma qualidade extraordinária. Portanto, estou certo de que ele, amanhã, se jogar, vai fazer um jogo melhor” acrescentou o treinador verde e branco, que não revelou os escolhidos para este encontro: "Não vou dizer quem vai jogar”.

“Mais importante do que os nomes que vão jogar, temos é de melhorar como equipa e fazer melhor do que fizemos no primeiro jogo com a Atalanta BC”, afirmou o treinador verde e branco que falou ainda sobre Marcus Edwards, dizendo que o extremo está em dúvida devido ao acidente de viação que teve esta manhã. O jogador Leonino não sofreu qualquer lesão, mas é preciso “esperar por amanhã”: “Ele não fez o último treino, não sabemos se ele está apto fisicamente e também temos a regra de preparar o jogo no último dia. É, obviamente, um caso especial. É um jogador que tem muita influência, que tem muita influência no que queremos apresentar, é um dos melhores da equipa a tirar jogadores da frente e isso muda a dinâmica da equipa, mas temos de esperar por amanhã”.

Rúben Amorim comentou ainda as ambições do Sporting CP na Europa, deixando uma certeza: “Queremos sempre ser fortes na Europa e é o que temos vindo a tentar fazer”.

“No ano passado, nos jogos mais difíceis, e principalmente na fase de grupos e nos jogos fora provámos isso: fomos uma equipa forte. Portanto, nós queremos chegar às fases de decisão porque isso faz parte do crescimento da equipa e dos jogadores. Temos uma Taça Europeia como clube, mas queremos mais. Sabemos que é difícil competir contra equipas que têm outros orçamentos, mas nós em Portugal, e falo em particular do Sporting CP, tentamos igualar isso de outras formas. Temos jogadores muito talentosos que podem decidir estes jogos e vamos estar preparados como estivemos no ano passado. A ideia é sempre melhorar as exibições, os desempenhos e os resultados. Se no ano passado chegámos a uma fase, este ano queremos, pelo menos, chegar a essa fase e talvez ultrapassá-la”, disse.