Nuno Dias: "Objectivo claro de passar à final four"
29 Nov, 2023
Ronda de elite começa esta quinta-feira
A ronda de elite da UEFA Futsal Champions League tem início esta quinta-feira para a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, que organiza o grupo C desta fase da competição no Pavilhão João Rocha.
Os Leões vão começar por enfrentar os sérvios do KMF Loznica-Grad (20h30), defrontando depois os húngaros do Haladás VSE (sexta-feira, 20h30) e os belgas do RSC Anderlecht Futsal (domingo, 18h30).
Esta quarta-feira, no seguimento dos treinos oficiais no já preparado Pavilhão João Rocha, Nuno Dias e os restantes três treinadores marcaram presença na conferência de imprensa de antevisão à ronda de elite.
Nas primeiras palavras, o técnico verde e branco começou por dar "as boas-vindas às três equipas": "Por norma, somos um clube que organiza e recebe bem e espero que tudo seja do agrado deles ao longo de toda a competição. Dou também os parabéns por estarem aqui, foi com todo o mérito que chegaram a esta fase. São três equipas com muita qualidade".
Aos jornalistas, Nuno Dias revelou depois que não espera facilidades, até porque estamos numa fase avançada da competição em que apenas o vencedor do grupo segue em frente para a final four.
"Analisámos as três equipas na ronda anterior, o que me diz, pelos resultados equilibrados que tiveram com equipas fortes, que estamos num grupo muito difícil. Os jogos vão ser equilibrados, à imagem dos restantes jogos nesta competição. Estamos a ver jogos extremamente equilibrados, não há desnível como houve em alguns jogos da ronda principal. Agora são os 16 melhores e o Sporting CP tem o objectivo claro de passar à final four", garantiu.
Questionado sobre a evolução do futsal europeu e Sportinguista, o técnico lembrou que, quando atingiu a primeira final four da UEFA Futsal Champions League em 2014/2015, tratava-se de uma "missão quase impossível" e elogiou o caminho que tem sido traçado.
"Nesse ano eliminámos o Inter FS [na ronda de elite] e chegámos a essa final four com muito mérito. De lá para cá, o futsal europeu evoluiu muito e o melhor exemplo são os resultados equilibrados, assim como o Sporting CP. Somos uma das melhores equipas da Europa e marcamos presença regularmente na final, o que reconhece a evolução do futsal do Sporting CP e nos aumenta a responsabilidade, que é enorme para aquilo que pretendemos. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguir voltar a chegar à final four, respeitando e percebendo as dificuldades que vamos ter pela frente", considerou, antes de analisar mais ao detalhe os três emblemas que vai encontrar no Pavilhão João Rocha.
"São três excelentes equipas que equilibraram jogos contra equipas fortes [na ronda principal]. O KMF Loznica-Grad é forte fisicamente, tem recuado a primeira linha defensiva, jogam com um bloco muito próximo. Contra equipas destas, estamos sempre muito dispostos a que qualquer erro dê origem a contra-ataques. Criam uma fortaleza, gostam do contacto físico e unem-se, jogam próximos. O resultado nunca dispara e estão habituados a ganhar. O Haladás VSE fez uma ronda principal extraordinária em Palma de Maiorca. São experientes, têm jogadores com muita qualidade e são muito bem orientados pelo Felipe [Conde], que já conhecemos. Quanto ao RSC Anderlecht Futsal, é uma equipa recheada de qualidade e de jogadores individualmente fortes. Já nos venceram na International Masters, no Algarve, este ano. Têm muitos jogadores de qualidade, muitas opções, são muito bem organizados e bem orientados. É uma equipa de topo da Europa. Todas as equipas nos vão trazer dificuldades", prometeu.
Admitindo que "jogar em casa é um factor positivo" porque "é sinónimo de pavilhão cheio e de um apoio exuberante, principalmente nos momentos difíceis", Nuno Dias assumiu o favoritismo: "Somos uma equipa forte que marca presença habitualmente na final four, mas estamos cientes das dificuldades. Só no nosso melhor nível vamos atingir os nossos objectivos".
Revelando que Henrique Rafagnin não está disponível para o jogo desta quinta-feira, mas que a baliza está assegurada por Gonçalo Portugal e Bernardo Paçó, o timoneiro verde e branco comentou ainda a importância de começar com o pé direito numa ronda de elite tão curta.
"Num torneio de quatro equipas em que só uma passa, qualquer coisa que corra mal no primeiro jogo pode deitar tudo a perder. Tivemos um foco muito grande no que é o primeiro jogo, ainda nem passámos informação à equipa sobre as outras duas equipas. A equipa técnica já trabalhou sobre isso, mas o que passámos para os nossos atletas de informação e estratégia foi somente em relação ao primeiro jogo. Consideramos esse encontro muito importante, precisamos de o ganhar para continuar em busca do objectivo de passar. Nesta fase é mesmo um jogo de cada vez", referiu.
Ivan Božović, treinador do KMF Loznica-Grad, mostrou estar "muito satisfeito por estar novamente entre os 16 melhores" da UEFA Futsal Champions League. "Temos três concorrentes muito fortes, vão ser jogos muito difíceis. A chance é pequena, mas viemos para jogar e disputar", adicionou.
Já Felipe Conde (Haladás VSE) e Luca Cragnaz (RSC Anderlecht Futsal) mostraram-se felizes por estar nesta ronda de elite e demonstraram ambição e, à semelhança dos restantes, foco no primeiro jogo.