Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Reinou a injustiça

Por Sporting CP
23 Jan, 2024

Sporting CP perde nas meias-finais da Taça da Liga

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta terça-feira, por 1-0 contra o SC Braga nas meias-finais da Taça da Liga, sendo assim eliminado da competição.

Num Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com lotação esgotada e praticamente só com Sportinguistas nas bancadas, Rúben Amorim promoveu das alterações nos titulares em comparação com o 11 de Vizela: saíram Antonio Adán e Paulinho, entraram Franco Israel e Marcus Edwards.

O Sporting CP procurava a nona vitória consecutiva e a quarta presença seguida na final da Taça da Liga e demonstrou-o ao longo de toda a primeira metade, provocando um verdadeiro massacre ofensivo perante um SC Braga sem resposta, apesar de ter sido o primeiro a rematar, logo aos dois minutos, quando Ricardo Horta atirou para defesa fácil de Franco Israel.

A partir daí, só deu verde e branco. Aos poucos, o emblema de Alvalade foi controlando cada vez mais as incidências, a posse de bola e as ocasiões de perigo. Aos 11 minutos, a primeira delas: boa jogada pela esquerda - seria uma constante - e Pedro Gonçalves a dar para Francisco Trincão atirar e Matheus agarrar. Logo a seguir, e surpreendendo toda a gente, Pedro Gonçalves decidiu, de muito longe, rematar com força e colocação e acertar em cheio no ferro. Seria um fantástico golo do camisola 8 dos Leões.

Francisco Trincão ameaçou novamente aos 23 minutos, com Matheus a intervir mais uma vez, e tanto Pedro Gonçalves como Nuno Santos falharam o alvo por pouco a meio da primeira parte. O SC Braga conseguiu uma tímida resposta aos 34 minutos, quando Zalazar, de longe, rematou ao lado, mas o Sporting CP estava muito forte e, do outro lado, foi Sebastián Coates a dar mais trabalho a Matheus. No canto que se seguiu, Nuno Santos rematou uma 'bomba' à barra dos nortenhos, com o guarda-redes adversário ainda a tocar.

A chegar ao intervalo, o conjunto de Rúben Amorim fortaleceu os laços com os ferros minhotos mais uma vez, já depois de Eduardo Quaresma protagonizar um excelente individual e atirar ao lado: aos 45+1 minutos, a finalizar um contra-ataque bem definido, Nuno Santos atirou de trivela ao... poste.

O azar impediu o Sporting CP de chegar ao intervalo na frente depois de uns 45 minutos iniciais de sentido único, como provavam os 11 remates contra dois e os 62% de posse de bola contra 38% por esta altura.

O ritmo baixou ligeiramente para o segundo tempo, mas continuou a ser o Sporting CP a única equipa a procurar continuamente o golo. Aos 54 minutos, num dos primeiros lances em que teve espaço em toda a partida, Viktor Gyökeres foi lançado na velocidade por Marcus Edwards e rematou cruzado, com o pé esquerdo, ao lado. Logo a seguir, em novo contra-ataque, o sueco tentou servir o inglês, mas um defesa cortou.

Depois foi a vez de Pedro Gonçalves tabelar com Francisco Trincão e, na hora de fazer o golo, atirar ao lado. Servido por Viktor Gyökeres, Nuno Santos também apareceu em zona de muito perigo, mas rematou com força a mais.

As oportunidades pareciam infinitas, mas a bola parecia não querer entrar e o SC Braga, na primeira chance de real perigo que criou no desafio, marcou. Zalazar cruzou e Abel Ruiz, de cabeça, facturou, alterando o marcador para um 1-0 muito enganador.

Rúben Amorim começou a mexer, lançando Matheus Reis e Paulinho para os lugares de Sebastián Coates e Ricardo Esgaio, mas foi o SC Braga a ameaçar aos 69 minutos, quando Zalazar aproveitou um erro Leonino para atirar contra Matheus Reis. A 15 minutos do fim, Franco Israel realizou duas tremendas defesas: primeiro no tiro de Víctor Gómez e, na recarga, na investida de Ricardo Horta.

Já com Daniel Bragança em campo, tendo saído Marcus Edwards, e com o Sporting CP a tentar de todas as maneiras e feitios, Francisco Trincão rematou de muito longe, mas ao lado. Mais perto do apito final, Pedro Gonçalves arranjou espaço para atirar, mas saiu directamente para as mãos de Matheus.

O injusto 1-0 prevaleceu, provando que o futebol pode ser doloroso, e o Sporting CP caiu assim nas meias-finais da Taça da Liga. Os Leões vão, agora, receber o Casa Pia AC para a Liga Portugal.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Eduardo Quaresma, Sebastián Coates [C] (Matheus Reis, 68'), Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Paulinho, 68'), Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards (Daniel Bragança, 76'), Francisco Trincão e Viktor Gyökeres.