Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Passo importante rumo aos ‘oitavos’ da UEFA Europa League

Por Sporting CP
15 Fev, 2024

Sporting CP domina BSC Young Boys e vence na Suíça (1-3)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu os suíços do BSC Young Boys por 1-3, esta quinta-feira, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League. Os Leões partem assim com uma vantagem preciosa para o segundo desafio da eliminatória, que será disputado dentro de apenas uma semana, no Estádio José Alvalade.

Disputado no Wankdorf Stadium, em Berna, o primeiro duelo da história entre estas duas equipas revelou um Sporting CP indiscutivelmente mais forte e esclarecido ao longo dos 90 minutos, com o resultado a ser construído de forma natural e com toda a justiça. Os golos verde e brancos foram apontados por Amenda – na própria baliza -, Viktor Gyökeres (penálti) e Gonçalo Inácio.

Sem contar com Paulinho, que se encontra lesionado, e Sebastián Coates, central que ficou em Lisboa para precaução devido ao relvado sintético, Rúben Amorim fez quatro alterações no onze ao promover as entradas de Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança e Marcus Edwards. Nota também para Rafael Nel, avançado de 18 anos da equipa B, que se estreou na convocatória.

O Sporting CP entrou a querer mandar na partida, com ataques constantes ao último terço adversário, e ficou muito perto de marcar logo nos instantes iniciais. Viktor Gyökeres ganhou metros na corrida, tabelou com Pedro Gonçalves e rematou na cara do guarda-redes, mas este impediu a custo o 0-1. Na resposta, de canto, o BSC Young Boys também assustou Antonio Adán, que foi obrigado a fazer uma enorme defesa.

A meia hora inaugural foi quase toda dos Leões, que tiveram sempre mais bola e foram mais acutilantes no ataque diante de um BSC Young Boys na expectativa. Gyökeres, sempre ele, ainda criou mais duas excelentes ocasiões para inaugurar o marcador, mas sem sucesso, visto que na primeira atirou à malha lateral e depois viu o guardião rival travar de forma segura o seu remate.

No entanto, já com 31 minutos decorridos, a turma de Alvalade chegou finalmente ao tão procurado golo. Numa jogada de insistência pela direita, Marcus Edwards cruzou para a área e Amenda surgiu ao primeiro poste a desviar o esférico para a própria baliza, originando uma explosão de alegria nos milhares de Sportinguistas espalhados um pouco por todo o Estádio.

A partir daí, foi notória a tentativa de reacção dos campeões e actuais líderes do campeonato helvético, mas por pouco tempo. Isto porque, aos 39 minutos, Marcus Edwards voltou a ser decisivo ao sofrer falta clara na área, que resultou em penálti, e da marca dos onze metros Gyökeres não tremeu, aumentando a vantagem para 0-2 e facturando pela 28.ª vez esta época.

Apesar disso, praticamente na jogada seguinte, o BSC Young Boys encurtou novamente para a diferença mínima (1-2), aos 42 minutos, com Filip Ugrinic a fechar assim o resultado ao intervalo.

Após o descanso, a segunda parte arrancou da mesma forma que terminara a primeira, com um golo, mas desta vez para o Sporting CP. Aos 48 minutos, Pedro Gonçalves bateu um livre para a área com conta, peso e medida, descobrindo Gonçalo Inácio, com o central a subir ao segundo andar e a cabecear certeiro. Estava assim feito o 1-3, que dava ainda maior conforto aos Leões.

Mesmo assim, a verdade é que o conjunto verde e branco nunca tirou o pé do acelerador, continuou a insistir no ataque e ficou muito perto de fazer o quarto golo pouco depois. Na sequência de nova grande correria de Gyökeres pelo lado esquerdo, o avançado sueco entrou na grande área, contemporizou e assistiu ao centro Pedro Gonçalves que, por azar, atirou ao poste.

Do outro lado, a equipa orientada por Raphaël Wicky - que foi eliminada da UEFA Champions League por Manchester City FC e RB Leipzig -, demonstrou sempre dificuldades em contrariar o poderio Leonino e até em criar perigo, sendo muitas vezes obrigada a recorrer à falta. Dito isto, o Sporting CP foi aproveitando a subida dos suíços no terreno para explorar o contra-ataque.

Os últimos 15 minutos da partida foram disputados a um ritmo mais baixo, com o BSC Young Boys a ter pela primeira vez mais bola, mas a não conseguir causar grandes calafrios a Adán – apesar de ter visto um golo ser anulado. Ora, foi precisamente nessa fase que Rúben Amorim promoveu as estreias do reforço de Inverno Koba Koindredi e também do avançado Rafael Nel.

Até final, Mohamad Ali Camara foi expulso na equipa da casa e a intensidade esmoreceu dos dois lados, pois estava tudo decidido. O triunfo ficou assim confirmado com uma exibição sólida dos Leões, que nunca deixaram margem para dúvidas quanto à melhor equipa em campo.

A segunda mão da eliminatória vai ser jogada dentro de uma semana, na próxima quinta-feira, dia 22, em Alvalade, com o Sporting CP a precisar apenas de um empate para garantir a passagem aos oitavos-de-final da UEFA Europa League. Antes disso, os Leões regressam às emoções da Liga Portugal já esta segunda-feira (20h15), dia 19, com uma visita ao terreno do Moreirense FC.

Sporting CP: Antonio Adán [GR] [C], Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Morten Huljmand (Hidemasa Morita, 60’), Daniel Bragança (Koba Koindredi, 84’), Nuno Santos (Rafael Nel, 84’), Marcus Edwards, Pedro Gonçalves (Francisco Trincão, 73’) e Viktor Gyökeres (Geny Catamo, 73’).