Objectivo cumprido
22 Fev, 2024
Empate enganador selou passagem aos 'oitavos' da Liga Europa
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta quinta-feira, a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa, cumprindo assim o objectivo de seguir em frente na Europa.
Os Leões empataram a uma bola frente ao BSC Young Boys, mas tinham vencido a formação helvética na passada quinta-feira por 1-3 em Berna, na Suíça, no primeiro jogo do play off de acesso à próxima fase da prova europeia, e, por isso, este resultado - enganador - não condicionou as aspirações Leoninas.
Rúben Amorim mexeu no onze, relativamente a esse encontro, apostando de início em Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Matheus Reis, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres e Francisco Trincão.
Um onze diferente, mas um Sporting CP com as mesmas ideias e intenções numa partida que foi antecedida por uma homenagem a Ousmane Diomande, que se sagrou Campeão das Nações Africanas, ao serviço da Costa do Martim, e por um minuto de silêncio em honra de Artur Jorge, antigo treinador e ex-seleccionador nacional, que faleceu nesta quinta-feira.
Tal como na Suíça, o Sporting CP entrou bem na partida, impôs-se desde os primeiros minutos e chegou ao golo ainda mais cedo - logo aos 13 minutos -, complicando ainda mais a tarefa à formação visitante, ao valer-se de mais três golos.
Viktor Gyökeres recebeu de Francisco Trincão de costas para a baliza, rodou, tirou os centrais da equação e atirou certeiro à baliza, sem hipóteses para David von Ballmoos, colocando assim o Sporting CP na frente do marcador numa fase muito prematura do jogo.
O jogo abriu com o golo e, a jogar com a vantagem, o Sporting CP foi crescendo, conseguindo manter o seu jogo e ser sempre perigoso, com o jogo a fazer-se em sentido único. Ainda assim, a defesa helvética foi sabendo adiar o 2-0 - tal como já tinha tentado adiar o 1-0 - ao antecipar-se a Viktor Gyökeres, que tanto foi servido desde a direita como da esquerda, com a oportunidade de bisar.
O BSC Young Boys defendia mais e tentava jogar no (pouco) erro e, a espaços, também foi chegando à área verde e branca, mas Antonio Adán teve uma primeira parte relativamente tranquila.
Já do outro lado, ia sempre surgindo a ameaça de mais um golo, com Daniel Bragança a tentar o 2-0, por duas vezes, em remates do meio da rua, mas o primeiro saiu desenquadrado e o segundo não deu certo por centímetros.
Também Marcus Edwards, ao cair do pano da primeira metade, teve a oportunidade de marcar, após receber de Viktor Gyökeres desde a direita, e surgir isolado ao segundo poste, mas tocou mal no esférico.
Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer apenas pela margem mínima e com Rúben Amorim a mexer logo, fazendo entrar Nuno Santos e sair Gonçalo Inácio.
O encontro recomeçou ao jeito da primeira metade, ainda que com a formação helvética mais agressiva, mas o Sporting CP esteve sempre por cima, continuando focado na baliza defendida por David von Ballmoos e, aos 56 minutos, teve a oportunidade de chegar ao 2-0.
Francisco Trincão foi travado em falta na área, o árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade, mas desta vez Viktor Gyökeres não conseguiu converter, com o guarda-redes visitante a ficar bem na fotografia. Na recarga, nova oportunidade verde e branca, pelos pés de Daniel Bragança, mas David von Ballmoos reagiu de imediato e voltou a levar a melhor.
Após a hora de jogo, também a pensar nos próximos compromissos, Rúben Amorim voltou a mexer e fez dupla substituição, apostando em Pedro Gonçalves e Koba Koindredi - em estreia em Alvalade - e fez sair Francisco Trincão e Morten Hjulmand.
'Pernas novas' para atacar a última meia hora do jogo e o Sporting CP a ter logo a seguir mais uma oportunidade, de novo por Daniel Bragança, que se viu sozinho à frente da baliza, quando a defesa estava mais preocupada com Marcus Edwards, que lhe atrasou a bola, mas David von Ballmoos voltou a negar-lhe o golo, desta vez com uma defesa quase acidental com a perna.
Sem sofrer o segundo golo, a equipa visitante foi acreditando que podia empatar e, aos 66 minutos, colocou a bola na baliza de Antonio Adán, mas o lance foi logo invalidado por fora-de-jogo.
O Sporting CP respondeu com mais um par de oportunidades e com Viktor Gyökeres a ver novamente David von Ballmoos levar a melhor, numa altura em que Luís Neto já tinha entrado para o lugar de Eduardo Quaresma.
Assim, sem fazer o 2-0 e muito contra a corrente, o Sporting CP acabou por sofrer o empate. Marcus Edwards tocou com a mão na bola dentro da área e, na marca de 11 metros, Silvère Ganvoula não desperdiçou o 1-1.
Depois disso, a última substituição na turma de Alvalade com a entrada de Iván Fresneda, que entrou para o lugar de Ricardo Esgaio, e mais cinco minutos para jogar, após o tempo regulamentar, com os Leões a tentaram voltar para a frente do marcador.
Ainda assim, apesar de Pedro Gonçalves e Daniel Bragança terem tentado, o resultado não voltou a mexer e a partida acabou mesmo empatada. Um resultado pouco condizente com o que se passou dentro de campo, mas que não impediu ao Sporting CP de cumprir o objectivo.
Os Leões voltam agora a jogar no domingo para o Campeonato Nacional, deslocando-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave FC.