Leão reinou em Alvalade
29 Fev, 2024
Sporting CP vence SL Benfica por 2-1
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta quinta-feira, por 2-1 na recepção ao SL Benfica para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Com este resultado, o conjunto de Rúben Amorim está em vantagem na eliminatória que dá acesso à final do Jamor, com a segunda mão, no Estádio da Luz, a estar marcada para 3 de Abril.
Com uma atmosfera entusiasmante no Estádio José de Alvalade, que contou com uma coreografia de encher o olho, Rúben Amorim promoveu quatro alterações nos titulares: saíram Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Nuno Santos e Francisco Trincão e entraram Franco Israel, Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Marcus Edwards. No banco, destaque para a presença (já anunciada) de Paulinho, que regressou de lesão. Ainda antes do apito inicial, Marcus Edwards foi homenageado por ter chegado, em Vila do Conde, ao 100 jogo de Leão ao peito.
O Dérbi Eterno começou com equilíbrio nos minutos iniciais e um jogo muito preso no meio-campo, mas rapidamente o Sporting CP começou a dominar aquela que seria uma primeira parte avassaladora em que houve uma grande diferença de rendimento de parte a parte. Logo aos oito minutos, Sebastián Coates descobriu Geny Catamo com um grande passe e este tentou servir Viktor Gyökeres, mas um adversário cortou. Logo seguir, pediu-se penálti quando Pedro Gonçalves caiu num lance disputado com João Neves na área das águias, mas Fábio Veríssimo deixou seguir.
Não foi preciso esperar muito para o 1-0, uma vez que o marcador foi inaugurado aos nove minutos. Um cruzamento perfeito de Morten Hjulmand - que, juntamente com Hidemasa Morita, encheu o campo - encontrou, ao segundo poste, Pedro Gonçalves, que cabeceou de forma perfeita para o fundo das redes. A bola ainda tocou no poste antes de entrar, não dando hipóteses a Trubin, e Alvalade explodiu com o 14.º golo do camisola 8 em 2023/2024.
Em vantagem, o Sporting CP não recuou. Pelo contrário: começou a atacar ainda mais e a pressionar bem alto, dificultando bastante a saída de bola do SL Benfica. O emblema verde e branco, por outro lado, atacava muito bem e foi assustando a defesa contrária. Numa das suas arrancadas características, e lançado por Morten Hjulmand, Viktor Gyökeres avançou no terreno e rematou contra um defesa para canto. Depois foi a vez de Pedro Gonçalves bater um canto para o coração da área e o sueco voltar a ver a sua investida bloqueada.
Só dava Sporting CP e, aos 29 minutos, Geny Catamo entrou muito bem pela direita e tentou assistir algum colega, mas a defesa, em esforço, voltou a cortar. No seguimento de um livre estudado, Ousmane Diomande também tentou a sua sorte, mas o cabeceamento acabou nas mãos de Trubin.
O SL Benfica começou a pressionar mais forte e mais alto, mas o Sporting CP estava muito seguro e confortável, com a linha defensiva, que realizou uma grande partida, a conseguir sempre sair com critério. Viktor Gyökeres continuou a dar muito trabalho ao rival e, aos 35 minutos, rematou para o guarda-redes visitante defender. Pouco depois, o ponta-de-lança atirou às malhas laterais.
Uma das melhores oportunidades Leoninas surgiu aos 44 minutos, quando um corte falhado do SL Benfica fez com que a bola sobrasse para Marcus Edwards e o inglês, em excelente posição, não rematou no momento certo e permitiu o corte. Os encarnados apenas ameaçaram já em tempo de compensação, com Otamendi, num canto, a cabecear para defesa atenta de Franco Israel. Ao intervalo, 1-0.
O Sporting CP voltou para o segundo tempo no mesmo registo e até viu um pontapé de penálti ser assinalado a seu favor logo aos 47 minutos por falta sobre Marcus Edwards, mas o lance foi anulado por um fora-de-jogo anterior de Viktor Gyökeres. Pouco depois foi Geny Catamo a não ficar longe do golo com um remate a sair ligeiramente por cima.
O 2-0 apareceu de seguida, quando Geny Catamo, com um passe magnífico de trivela, lançou Viktor Gyökeres e este, rápido e forte como sempre, fez o que quis de Otamendi antes de, na cara de Trubin, finalizar com sucesso. 31.º golo na temporada, vantagem duplicada e mais uma explosão de alegria em Alvalade.
Mesmo com a vantagem duplicada, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e continuou completamente por cima do encontro. Pedro Gonçalves ameaçou de livre directo aos 57 minutos e, a seguir, foi Marcus Edwards a ter um remate bloqueado. Pelo meio, numa das raríssimas investidas do SL Benfica, João Mário rematou para defesa fácil de Franco Israel.
No entanto, e quando nada o fazia prever, o SL Benfica marcou por intermédio de Aursnes e logo a seguir até o fez o segundo do empate, mas este último foi anulado por fora-de-jogo.
O tento motivou as águias a irem em busca do empate, mas a verdade é que o Sporting CP conseguiu controlar bem o ímpeto adversário e negar ocasiões de perigo. A 15 minutos do fim, Ricardo Esgaio entrou para o lugar de Marcus Edwards e começou logo a procurar o 3-1 com um remate que saiu por cima. Do outro lado, António Silva cabeceou para nova intervenção segura e calma de Franco Israel.
Já com Nuno Santos em campo (saiu Geny Catamo), Ricardo Esgaio voltou a ter uma boa chance nos pés, mas falhou o alvo novamente. No primeiro minuto de compensação foi a vez de Eduardo Quaresma, Morten Hjulmand e Pedro Gonçalves saírem para as entradas de Jeremiah St. Juste, Daniel Bragança e Paulinho.
Nuno Santos, aos 90+3 minutos, levantou o estádio ao apontar mais um golo digno de Prémio Puskás, com um fenomenal remate a entrar ao ângulo da baliza benfiquista, mas o lance acabou por ser anulado por fora-de-jogo.
Sem mais incidências até ao apito final, o Sporting CP venceu mesmo o dérbi por 2-1 e vai para a segunda mão em vantagem. Os Leões voltam a jogar as 18h00 deste domingo, recebendo o SC Farense para a Liga Portugal.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Eduardo Quaresma (Jeremiah St. Juste, 90+1'), Sebastián Coates [C], Ousmane Diomande, Geny Catamo (Nuno Santos, 86'), Morten Hjulmand (Daniel Bragança, 90+1'), Hidemasa Morita, Matheus Reis, Marcus Edwards (Ricardo Esgaio, 74'), Pedro Gonçalves (Paulinho, 90+1') e Viktor Gyökeres.