Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "Estaremos preparados, a equipa está com confiança"

Por Sporting CP
04 Out, 2024

​Sporting CP recebe o Casa Pia AC este sábado

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa este sábado (20h30) à Liga, no Estádio José Alvalade, para receber o Casa Pia AC na ronda oito.

Depois do empate 1-1 em casa dos neerlandeses do PSV, para a UEFA Champions League, o técnico Rúben Amorim garantiu que os Leões estão preparados para voltar às provas internas, não se mostrando preocupado com a “mudança de chip”.

“Essa mudança de chip começa a ser mais natural com os anos em que estamos a jogar na Europa e no campeonato. Os jogadores já sabem que para manter a nossa posição [primeiro lugar na tabela] temos de ganhar. Tudo bem que ainda só houve uma jornada europeia, mas os jogadores estiveram bem [na transição de uma competição para a outra]. Tivemos uma viagem fora, com um jogo intenso, e o nosso foco foi recuperar os jogadores e dar a parte táctica”, começou por dizer o treinador, antes de analisar o Casa Pia AC, equipa orientada por João Pereira que é oitava na tabela, não perde há quatro jogos e, tal como os Leões, actua em 3-4-3.

“Vamos jogar sistema contra sistema e temos muitas horas disso. Temos dúvidas em alguns jogadores do Casa Pia AC e isso pode mudar as características, mas já estamos habituados à forma global do Casa Pia AC jogar pois treinamos no mesmo sistema. É uma equipa com um bloco mais baixo e temos de ter alguma imaginação para criar problemas. Eles poderão ter a bola parada com os três centrais. O Cassiano na frente poderá ser perigoso e o Nuno Moreira já foi nosso jogador e é bastante talentoso. Olhámos muito para as características individuais porque não tivemos muito tempo para trabalhar, mas o bom do sistema contra sistema é que já estamos habituados às referências. Estamos preparados”, assegurou o técnico.

Em relação às ausências para este jogo, para o qual Zeno Debast é o único central totalmente apto, Rúben Amorim revelou que Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma serão convocados, apesar de estarem em dúvida até à hora do jogo, enquanto Matheus Reis, Jeremiah St. Juste, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Ousmane Diomande não serão opção devido a lesão.  

“O Ousmane vai estar parado durante umas semanas, não irá à selecção porque não está apto. O Quaresma ainda não curou bem, o Inácio também ainda está com algo muito chato. Vamos ver amanhã, mas não temos muitas soluções [para a defesa] e eles terão de fazer o sacrifício se conseguirem. (…) O Ousmane está claramente fora e o Jer [St. Juste] e o Matheus Reis também, portanto sobra pouca gente. Temos o Fresneda, o Esgaio que se adapta a qualquer posição, e jogadores da equipa B. Mas estaremos preparados para o jogo, a equipa está com confiança”.

O técnico foi ainda questionado sobre quem irá ocupar o lado esquerdo do ataque neste jogo, não colocando de lado a utilização de Maxi Araújo ou Conrad Harder.

“Vamos ver amanhã, não vou dizer porque isso muda a abordagem ao jogo. Jogando na mesma posição, eles jogam de forma completamente diferente e, mesmo os apoios, têm muita influência”, lembrou, deixando no ar a hipótese de ambos serem lançados em simultâneo. “O Maxi está cada vez mais preparado e podem jogar os dois no corredor. Ele trocou de posição e isso às vezes pode ser difícil não tendo uma base ainda muito forte, mas pode claramente jogar e fazê-lo com o Harder”.

Já num tom mais descontraído, Rúben Amorim foi também convidado a puxar a cassete atrás para recordar os tempos em que começou a sua carreira de treinador precisamente no Casa Pia AC, fazendo uma comparação com o que está a viver hoje.

“Lembro-me de tudo, das pessoas, do momento, das dificuldades que me ajudaram a chegar aqui. Dos jogadores, do primeiro treino, da falta de água, do processo que tive. Sou uma pessoa completamente diferente pelas vivências, também sou mais experiente. Mas como me lembro de tudo, sei que de um dia para o outro podemos voltar para trás e não quero voltar para trás. Utilizo muito aquilo que vivi no Casa Pia AC com muita felicidade, foi um momento diferente, mas lembro-me de tudo e por isso é que trabalho todos os dias com a equipa para não dar passos atrás pois no futebol é tudo muito rápido. Esta semana foi a prova disso”.

A fechar, o timoneiro de Alvalade foi confrontado com o “renascer” dos rivais FC Porto e SL Benfica nas competições europeias, abordando a importância de manter a série 100% vitoriosa no campeonato antes da paragem para as selecções.

“Temos sempre de ganhar. Antes do jogo com o PSV, todos diziam que o Sporting CP não ia perder o campeonato de forma alguma. Agora estamos a dizer que SL Benfica e FC Porto estão melhores. Sabemos que são grandes equipas e têm excelentes treinadores, temos de fazer o nosso trabalho. Continuamos na luta e se ganharmos vamos para a paragem em primeiro, esse é o nosso único objectivo”.