Primeira derrota na UEFA Champions League
26 Nov, 2024
Sporting CP derrotado pelo Arsenal FC
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta terça-feira, por 1-5 na recepção ao Arsenal FC para a quinta jornada da fase de liga da UEFA Champions League, sofrendo assim o primeiro desaire na competição.
Perante um Estádio José Alvalade com lotação esgotada, a equipa técnica operou várias alterações nos titulares, com Franco Israel, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Maxi Araújo e Viktor Gyökeres a regressarem ao onze. No banco de suplentes, para além de João Simões (que se estreou com o Amarante FC), destaque para as presenças de Mauro Couto, Alexandre Brito e Miguel Alves, jovens à procura dos primeiros minutos pela equipa principal.
A primeira parte, contudo, não foi feliz para o Sporting CP. O Arsenal FC entrou bem, com pressão muito alta, e conseguiu inaugurar o marcador logo aos sete minutos: passe de Jurriën Timber pela direita a passar por toda a defesa Leonina na área antes de chegar a Gabriel Martinelli, que só teve de encostar.
O emblema verde e branco procurou reagir e Maxi Araújo, pouco depois do golo sofrido, concluiu uma bela jogada e colocou a bola no coração da área inglesa, mas nenhum colega apareceu para o remate. Depois foi a vez de Geovany Quenda cruzar com perigo para Jurriën Timber cortar para canto.
Já após um forte remate frontal de Thomas Partey para defesa segura de Franco Israel, o Arsenal FC fez o 0-2 por intermédio de Kai Havertz com assistência de Bukayo Saka. Estavam decorridos 22 minutos.
Os visitantes continuaram fortes e confortáveis e tanto Bukayo Saka como Declan Rice tentaram a sua sorte, mas Franco Israel defendeu a primeira investida e a segunda falhou o alvo. Mais perto do intervalo, a primeira grande ocasião Sportinguista: Maxi Araújo recuperou a bola e avançou no terreno para assistir Geovany Quenda, que, com o pior pé, remate para boa defesa de David Raya para canto.
No entanto, seria mesmo o Arsenal FC a voltar a marcar mesmo antes do apito para o intervalo, desta feita num pontapé de canto de Declan Rice para o cabeceamento certeiro de Gabriel Magalhães. No final do primeiro tempo, 0-3 para os gunners.
Era preciso um grande Sporting CP no regresso do descanso para mudar o rumo dos acontecimentos e a verdade é que os Campeões Nacionais fizeram isso mesmo. Logo aos 47 minutos, Hidemasa Morita rematou da zona da meia-lua para grande defesa de David Raya.
No pontapé de canto que se seguiu, Francisco Trincão colocou a bola na área e Gonçalo Inácio rematou para o fundo das redes. O Estádio José Alvalade explodiu com o 1-3.
Motivado pelo golo, o Sporting CP encostou o Arsenal FC às cordas e teve várias oportunidades nos instantes que se seguiram. De livre directo, Viktor Gyökeres atirou para fora e Marcus Edwards, numa investida que juntou cruzamento e remate num só, obrigou David Raya a voltar a intervir.
De cabeça, Jeremiah St. Juste também deu trabalho ao guarda-redes adversário e tanto Marcus Edwards como Viktor Gyökeres atiraram para fora noutras ocasiões. No entanto, quando nada o fazia prever e de forma absolutamente injusta, o Arsenal FC conquistou um pontapé de penálti e, na conversão, Bukayo Saka não desperdiçou e fez o 1-4.
O golpe foi duro, mas o Sporting CP não desistiu e continuou à procura de voltar a reduzir. Viktor Gyökeres, aos 67 minutos, foi prova disso mesmo, mas o remate desviado acabou nas mãos do guardião. Entraram, logo a seguir, Daniel Bragança e Geny Catamo para os lugares de Marcus Edwards e Maxi Araújo.
Aos 73 minutos, Morten Hjulmand atirou para (mais) uma notável defesa de David Raya e pouco depois Geny Catamo não teve a pontaria desejada. Servido por Viktor Gyökeres, Francisco Trincão também ameaçou com um tiro desviado para canto.
Já no último quarto de hora, Conrad Harder substituiu Hidemasa Morita, mas a noite não correu bem aos Leões, que sofreram o 1-5. Franco Israel ainda defendeu o primeiro remate de Mikel Merino, mas Leandro Trossard apareceu para a recarga fatal.
O Sporting CP ainda podia ter voltado a marcar aos 86 minutos, quando Conrad Harder lançou Viktor Gyökeres na velocidade e o sueco, bem ao seu estilo, superou dois adversários antes de atirar com estrondo ao poste.
Mais perto do final, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão deram lugar a Matheus Reis e João Simões e tanto Viktor Gyökeres como Morten Hjulmand alvejaram a baliza britânica, mas sem sucesso. O 1-5 prevaleceu.
Os Leões vão, agora, receber o CD Santa Clara para a Liga Portugal, com o duelo a estar marcado para as 20h30 de sábado, 30 de Novembro, no Estádio José Alvalade.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio (Matheus Reis, 88'), Geovany Quenda, Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Conrad Harder, 77'), Maxi Araújo (Geny Catamo, 67'), Francisco Trincão (João Simões, 88'), Marcus Edwards (Daniel Bragança, 67') e Viktor Gyökeres.