João Pereira: "Tentamos fazer tudo para ganhar"
29 Nov, 2024
Sporting CP defronta CD Santa Clara em Alvalade
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h30 deste sábado, o CD Santa Clara para a 12.ª jornada da Liga Portugal e João Pereira esteve na conferência de imprensa de antevisão.
O membro da equipa técnica começou por revelar Zeno Debast está disponível, abordando depois a formação oriunda dos Açores.
"O CD Santa Clara é a equipa sensação da Liga. São muito organizados defensivamente, fortes nas transições ofensivas e esquemas tácticos. Tentámos preparar os jogadores da melhor forma possível para conseguirmos a vitória", começou por dizer aos jornalistas.
João Pereira assegurou estar "a desenvolver o trabalho com a equipa técnica" tendo sempre como prioridade a conquista dos três pontos.
"Tentamos fazer tudo para ganhar e os treinadores são sempre avaliados pelos resultados. Se ganharmos amanhã, as coisas vão correr melhor, mas estou tranquilo", proferiu, falando depois das opções tácticas e das semelhanças entre o sistema que mais gosta e o que Rúben Amorim instalou na equipa.
"É um sistema que adopto por convicção. Quem tinha a oportunidade de seguir os sub-23 e a equipa B sabia que era o sistema de jogo utilizado, mas com comportamentos diferentes. Há muitos princípios idênticos e parecidos. Os jogadores percebem o que lhes é pedido. O que aconteceu com o Arsenal FC foi uma derrota, mas na segunda parte, até ao penálti, estivemos sempre mais perto do 2-3 do que do 1-4. A partir do 1-4, ficou complicado. Se tivéssemos feito o 2-3, porque tivemos oportunidades para isso, a história teria sido outra", lembrou.
Sobre o facto de ter utilizado a expressão "erro de casting" em declarações à Sport TV na zona de entrevistas rápidas após o encontro com o Arsenal FC, João Pereira explicou a mensagem que pretendeu passar.
"Aproveito para pedir desculpa ao vosso colega [jornalista] que me perguntou sobre isso [na conferência de imprensa de terça-feira] e eu não me lembrava. O termo não foi o melhor. O que queria dizer é que foi percalço. Muita gente conseguiu entender isso, mas se calhar não me expressei da melhor maneira. Estamos sempre a aprender", referiu.
Em relação à posição mais à esquerda do ataque verde e branco, ocupada por Marcus Edwards contra o Arsenal FC, o treinador admitiu que "há vários jogadores no plantel que podem actuar nessa posição", mas alimentou a confiança no inglês: "O Conrad Harder já o fez, o Maxi Araújo já o fez, o João Simões e o Daniel Bragança também o podem fazer. Escolhemos consoante as características e o jogo. Achei que o Marcus Edwards era o jogador ideal para o jogo com o Arsenal FC e continuo a confiar nele".
Por fim, e após confirmar que João Simões vai voltar a estar presente na convocatória, João Pereira negou que este jogo contra o CD Santa Clara seja um momento em que esteja a ser especialmente testado, até porque isso acontece em todos os desafios.
"O primeiro grande teste era contra o Amarante FC, que era o primeiro jogo desta equipa técnica. Contra um Arsenal FC era outro grande jogo, agora com o CD Santa Clara vai ser igual e com o Moreirense FC também. O grande jogo é sempre o próximo. É assim que temos de pensar", considerou.