Rui Borges: "Não merecíamos um resultado tão dilatado"
11 Fev, 2025
Declarações depois do desaire contra o BV Borussia 09 Dortmund
No final da derrota (0-3) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal na recepção ao BV Borussia 09 Dortmund, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa e analisou o encontro.
"Na primeira parte fomos claramente superiores. Muita qualidade em todos os momentos do jogo e merecíamos ir para o intervalo a vencer perante uma grande equipa. O BV Borussia 09 Dortmund entrou melhor na segunda parte e quando pensámos em mexer sofremos o 0-1. Mérito do adversário. Sofrer o golo mexeu connosco, a equipa sentiu em termos anímicos e, depois, perdemos confiança e entrámos num jogo onde não podíamos entrar. Com espaço, o BV Borussia 09 Dortmund acelera muito rápido a um ou dois toques. Com mais espaço entre as nossas linhas, foram eficazes em mais dois momentos. Não serve de desculpa, mas estamos em algum défice físico e é visível, principalmente nesta competição com estas grandes equipas. Precisamos de estar a 200% e nem a 100 estamos", começou por dizer aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.
Questionado sobre a condição física de Viktor Gyökeres, Rui Borges explicou que o sueco "teve um problema físico como têm centenas de jogadores". "Os clubes não dizem as lesões dos jogadores todos. Não temos de estar especificar a lesão do Gyökeres. Teve, também, alguma perda de treino e isso nota-se. Mas o défice físico não se nota só no Viktor. Se calhar, no campeonato não se nota tanto, mas nesta competição o outro lado tem muita qualidade e isso sente-se mais", adicionou.
Lembrando que "vários jogadores muito importantes na dinâmica do Sporting CP não têm estado disponíveis", ao treinador Leonino resta "criar soluções", ainda que esteja "sem abundância" de opções: "Hoje, colocámos jogadores em campo que estão à procura da melhor condição física. Não deixamos de ser competitivos, como se viu na primeira parte, mas fomos perdendo isso. (...) Temos de ganhar mais ritmo de jogo".
Rui Borges reforçou que o Sporting CP "não merecia um resultado tão dilatado" e prometeu "disputar o jogo" na segunda mão. "Precisamos de dignificar da melhor maneira o grande clube que representamos. Temos qualidade e temos de tentar ser bastante competitivos", referiu.
De novo sobre as questões físicas da equipa, o técnico admitiu que "é lógico que queria ter toda a gente", mas assegurou que "jamais" se vai agarrar às dificuldades: "Por todo o meu trajecto, acredito muito no nosso trabalho e competência. Gostava de ter toda a gente e estou ansioso por isso, porque a equipa fica melhor, mas enquanto não tenho preciso de arranjar soluções para ser competitivo. O Sporting CP vai lutar para ser Campeão Nacional. A equipa tem sido fantástica".