Mariana Cabral: "Segunda volta tem sido espelho da nossa evolução"
22 Abr, 2023
Leoas enfrentam SF Damaiense no domingo
A equipa principal de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal tem jogo frente ao SF Damaiense, marcado domingo, às 13 horas. As Leoas jogam a jornada 19 na condição de visitantes e o objectivo é bem claro: dar sequência à boa fase que a equipa atravessa, com o resultado mais recente a ser o triunfo frente ao Futebol Clube de Famalicão, por 3-1.
“Foi bom voltar bem ao Campeonato, o que queremos é fazer uma segunda volta melhor do que a primeira. Temos conseguido até agora e vamos continuar a perseguir esse objectivo, pensar em nós e sermos melhores, crescer, evoluir e levar estes últimos jogos até final da época para ganhar”, disse a treinadora à Sporting TV.
Mariana Cabral não tem dúvidas sobre a curva de crescimento da equipa Leonina nesta segunda volta, tendência para continuar a consolidar com o jogo na Damaia.
“A segunda volta tem sido um espelho da nossa evolução ao longo da época. Tivemos momentos difíceis, não só na Liga BPI, mas noutras competições, em que não chegámos até ao fim e que era o objetivo. A equipa agora está muito melhor e queremos mostrar essa evolução frente ao SF Damaiense, num jogo que sabemos que vai ser difícil, contra um adversário complicado e que quando jogou em nossa casa nos criou dificuldades [empate a dois golos].
Mariana Cabral analisou as características do SF Damaiense, adversário com forte atitude colectiva. “Cada jogo tem o seu contexto. Sabemos que o Damaiense vai ser uma equipa muito aguerrida, que pressiona muito alto, à imagem do seu trinador, gosta muito de cair em cima do adversário, muito agressiva, vamos jogar num sintético que não tem as melhores qualidades, é um campo de dimensão muito redizída e isso cria outro tipo de dificuldades ao nosso jogo, que é mais ofensivo e mais fluído. Temos de estar preparadas para isso, dar boa resposta e mostrar que somos melhores do que quando defrontámos o SF Damaiense na 1ª volta, em que estivemos a ganhar por 2—0 e deixámos empatar no último minuto. A equipa depois disso aprendeu muito e cresceu e é isso que vamos demonstrar neste jogo”, desvendado um pouco da estratégia para enfrentar um adversário destas características.
“O SF Damaiense é uma equipa muito agressiva nos duelos, e temos de circular a bola bastante rápido, saber que espaços é que temos de explorar, onde é que queremos entrar e depois, a partir daí, atacar bem com a nossa estrutura para conseguirmos também transitar bem e impedir ataques rápido do SF Damaiense, porque será aí que nos vão tentar ferir. Sabemos isso e a equipa está preparada para impedir isso”, observou.
Também a médio Leonina Maiara Nieheus fez a antevisão à partida frente ao SF Damaiense e adivinhou dificuldades para as quais as Leoas estão avisadas. “Sabemos que vai ser um jogo difícil, porque a equipa delas é muito competitiva, mas vamos em busca da vitória”, disse a futebolista Sportinguista, deixando a receita para o desejado sucesso: “Fazer o que temos feito até agora, que é impor o nosso jogo, ajudarmo-nos umas às outras dentro do campo, porque isso faz com que consigamos dar o nosso melhor.”
Sobre o momento individual que atravessa, com dois golos nos dois jogos mais recentes do Sporting CP, a médio não escondeu a alegria por o trabalho estar a ser recompensado em forma de contributo para sucesso coletivo. “Ter vindo para o Sporting CP foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, estou a realizar um sonho, acho que evoluí muito como pessoa e como jogadora também. Estou aqui para ajudar a equipada melhor forma possível e é sempre isso que vou procurar fazer. Não sou uma jogadora de fazer muitos golos, as companheiras têm-me ajudado bastante”, finalizou.