Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas seguem em frente na Taça

Por Sporting CP
15 Fev, 2025

Triunfo confortável sobre o CS Marítimo (3-0)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o CS Marítimo por 3-0 na quarta eliminatória da Taça de Portugal, seguindo assim para os quartos-de-final da competição.

O emblema de Alvalade dominou o desafio do início ao fim, com a diferença no marcador a pecar apenas por escassa tendo em conta o número de oportunidades não concretizadas.

O início foi perfeito e o 1-0 foi conseguido ainda no primeiro minuto no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. Beatriz Fonseca arrancou pelo corredor direito e deu para Cláudia Neto, sozinha na área, finalizar com qualidade.

Aos nove minutos, Joana Martins bateu um pontapé de canto, Brittany Raphino cabeceou e Jacynta Gala, em cima da linha de golo, esteve muito perto de facturar. Do outro lado, Jana Radosavljević rematou para o CS Marítimo, mas saiu ao lado.

Brittany Raphino começou a protagonizar, depois, várias chances perigosas. Aos 23', a ponta-de-lança cabeceou ligeiramente ao lado. Já depois de um forte tiro de Jacynta Gala para defesa da guarda-redes Bárbara Santos, Raphino respondeu ao passe de Maiara Niehues com uma investida à qual faltou alguma pontaria.

O Sporting CP estava por cima, mas o CS Marítimo, mais perto do intervalo, chegou perto da baliza através de Telma Pereira, mas Catarina Potra defendeu. Ainda no primeiro tempo, mais duas ocasiões para Brittany Raphino: na primeira, um remate cruzado passou perto, enquanto a segunda só não deu em golo porque Bárbara Santos brilhou.

No final da metade inicial, 1-0 no marcador.

A entrada para o segundo tempo esteve perto de ser igual à do primeiro, mas Bárbara Santos voltou a negar o golo a Brittany Raphino. Jana Radosavljević atirou para defesa de Catarina Potra e Jacynta Gala fez o mesmo do lado contrário logo a seguir.

Aos 49', a árbitra Maria Inês Andrade assinalou pontapé de penálti por falta cometida por Brittany Raphino e o Sporting CP aproveitou para dobrar a vantagem; foi Maiara Niehues a converter de forma exemplar para o 2-0.

Bárbara Santos continuou a ter trabalho perante Beatriz Fonseca e Brittany Raphino, enquanto Joana Martins, de livre directo, serviu Maiara Niehues, que ficou perto de bisar de cabeça.

A meia-hora do fim, Brittany Raphino, Cláudia Neto e Jacynta Gala deram lugar a Telma Encarnação, Diana Silva e Miri O'Donnell, com o jogo já num ritmo mais baixo. Ana Capeta e Jeneva Gray substituíram, mais tarte, Brenda Pérez e Beatriz Fonseca, mas as oportunidades já não eram criadas em tão grande número.

Ainda assim, o Sporting CP conseguiu fechar as contas em 3-0 aos 87', quando Diana Silva cruzou para Ana Capeta, ao segundo poste, cabecear para o fundo das redes.

Houve ainda tempo para um tremendo livre directo de Joana Martins defendido com muita qualidade por Bárbara Santos, com a bola a tocar ainda na trave.

Segue-se, agora, a paragem para os compromissos das selecções nacionais, com as Leoas a voltarem ao activo já no início de Março, recebendo o SF Damaiense para a Liga.

Sporting CP: Catarina Potra [GR], Ana Borges [C], Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins, Beatriz Fonseca (Jeneva Gray, 71'), Maiara Niehues, Brenda Pérez (Ana Capeta, 71'), Jacynta Gala (Miri O'Donnell, 60'), Joana Martins, Cláudia Neto (Diana Silva, 60') e Brittany Raphino (Telma Encarnação, 60').