Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Reagir com determinação para voltar a ganhar"

Por Sporting CP
29 Mar, 2025

Equipa de futebol feminino do Sporting CP recebe este domingo o Valadares Gaia FC, às 11h00 para a jornada 19 da Liga

A equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal recebe este domingo o Valadares Gaia FC para a jornada 19 da Liga, a partir das 11h00 e em antevisão à partida, o técnico Leonino, Micael Sequeira, deixou vincada a ideia de que importa reagir ao fim de semana anterior, em que o Sporting CP terminou a participação na Taça de Portugal com desaire no dérbi por 3-2.

A meio da semana, a equipa Leonina foi à Holanda defrontar e vencer o Ajax FC por 3-0 em Amsterdão e as ilações retiradas desse jogo internacional foram muito positivas, referiu Micael Sequeira, treinador do Sporting CP, em declarações aos meios do Clube.  

“Foi um período difícil, não há como negar, faz parte do nosso ADN não ficar satisfeito com isso. Não estamos satisfeitos com aquilo que se passou, mas esta ida [a Amsterdão] para uma experiência internacional, com uma equipa fortíssima [Ajax FC], a equipa teve uma atitude excelente, conseguimos ganhar a um adversário extremamente difícil, muito complicado, e foi uma prestação fantástica, uma reacção muito positiva do grupo. Um grupo que está ‘ferido’, reagiu na quarta-feira e vai querer reagir no domingo e, portanto, é essa a nossa função. Reagir com determinação para voltar ao que nos caracteriza, que é ganhar, ganhar a jogar bem e de preferência a conquistar os três pontos que são muito importantes para nós”.   

O técnico referiu que a vitória na Holanda diante do Ajax FC fez crescer a equipa Leonina. “É uma equipa com uma intensidade de jogo muito mais alta, uma intencionalidade de passe completamente diferente das equipas de cá e isso leva a equipa a crescer em termos qualitativos no que diz respeito a timings de pressionar a bola e nisso a equipa esteve muito bem, foi muito forte, obrigaram-nos a ser muitos mais coesos, a baixar linhas e que nos submeteu a determinados princípios a que normalmente no campeonato não estamos sujeitos. Foi muito positivo, a equipa conseguiu estar junta, com linhas compactas e jogar muito bem nos momentos de transição, quando havia mais espaços nas costas que o Ajax FC nos permitiu”.

Por isso, o teste a meio da semana foi positivo para ensaiar o que será o jogo frente ao Valadares Gaia FC, uma equipa que merece todos os cuidados por parte do Sporting CP. “Foi um bom ensaio para o jogo que se segue, contra o Valadares Gaia FC, que já no ganhou, uma equipa muito forte, que luta até ao último minuto e que requer da nossa parte atenção e concentração máxima, não facilitar no que quer que seja, mesmo a ganhar 2-0 a dois minutos do fim o jogo não está fechado, porque o Valadares Gaia FC vai até ao apito final e isso foi uma mensagem que elas nos passaram e para a qual estamos preparados”.

Micael Sequeira abordou ainda a saída da média Maiara Niheues para a Liga norte-americana. “A Maiara foi uma jogadora fantástica no período em que aqui estou, em cinco meses marcou dez golos, uma jogadora que fez muito a diferença, teve uma prestação muito alta com muito tempo de jogo, jogou muitas vezes nesse período de cinco meses, cresceu muito em termos qualitativos. Sai do Sporting CP uma jogadora muito diferente, com muita amplitude, com golo, muito mais competitiva em função da forma como jogávamos, com dois médios centros e ela submetida a mais funções defensivas, porque anteriormente era mais ofensiva. Tornou-se uma jogadora muito mais completa. Resta-nos desejar boa sorte para ela e com certeza que lhe vai correr bem porque ela é uma excelente jogadora e para além disso é humilde e sabe perfeitamente o que tem de fazer e agora concentrarmo-nos nas que ficam que são as mais importantes”.

Micael Sequeira terminou a lançar um convite aos Sportinguistas para estarem na Academia Cristino Ronaldo, domingo de manhã, a apoiarem a equipa Leonina. “Não há jogo, se calhar, com mais interesse do que este. Diria que este jogo é dos mais importantes da época, não só por ser o próximo, mas por aquilo que acarreta, a responsabilidade que temos de querer ganhar para nos distanciarmos a garantirmos o 2.º lugar e porque é um adversário muito difícil, que vem de sete vitórias consecutivas, ganhou ao SC Braga na última jornada e é uma equipa que está muito forte. Provavelmente está no melhor período da época e termos os adeptos do nosso lado vai facilitar-nos a vida, vai motivar e confortar as jogadoras, é preciso esse carinho e esse conforto para estarmos mais fortes e podermos ganhar o jogo”.      

Das jogadoras, falou aos meios do Clube a capitã Rita Fontemanha, que analisou o que se pode esperar da partida das Leoas deste domingo frente ao Valadares Gaia FC. “O Valadares Gaia FC é uma equipa extremamente competitiva, já nos mostrou isso. É uma equipa com muita qualidade, muito bem treinada e nós estamos alertadas para isso, mas também temos as nossas qualidades. Sabemos que elas vêm de um bom momento, mas queremos contrariar”, referindo que a equipa Leonina vai lutar até ao fim da Liga:

“No futebol há sempre segundas oportunidades, portanto o objectivo agora é vencer no domingo e no fim de semana a seguir continuará esse ciclo. Estamos focadas e temos de estar focadas naquilo que é o presente, o presente é o jogo com o Valadares Gaia FC e é vencer, conquistar os três pontos e ir de três em três pontos até ao final do Campeonato”.  

Rita Fontemanha deixou uma mensagem de despedida a Maiara Niheues. “Toda a gente sabe que a Maiara é uma pessoa muito próxima de mim, estou muito feliz por ela, é uma oportunidade extremamente positiva para ela, fico também feliz por o Sporting CP proporcionar este espaço para crescer, chegou aqui uma criança, sai daqui uma mulher e acho que ela vai singrar para onde quer que vá. Por isso, toda a sorte do mundo da nossa parte, Sporting CP e da minha parte ela sabe perfeitamente disso e vou estar com ela”.

Para o jogo frente ao Valadares Gaia FC, Fátima Pinto, Andreia Bravo, Diana Silva e Brittany Raphino fazem parte do boletim clínico e não podem dar o contributo no encontro deste domingo.