Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ana Borges anima IberCup

Por Sporting CP
16 Abr, 2025

Capitã Leonina é madrinha do torneio

Ana Borges, capitã da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal, marcou, esta quarta-feira, presença na IberCup, torneio internacional de futebol jovem em Cascais do qual é madrinha.

A Leoa esteve com algumas das muitas atletas presentes na edição da Páscoa da IberCup, que conta com 80 formações femininas - um grande aumento em relação às 32 da edição passada -, trocando palavras e tirando fotografias.

No final, Ana Borges admitiu ser "um privilégio enorme ser madrinha da IberCup". "Os números falam por si: este ano temos 80 equipas [femininas] inscritas no torneio, o que diz muito da evolução e da aposta do futebol feminino em Portugal. Também temos equipas estrangeiras e é muito bom estar aqui porque sabemos a importância que a IberCup tem para estas meninas", disse aos jornalistas.

A internacional portuguesa, que representa o Sporting CP desde 2016/2017, explicou que o recente sucesso de Portugal nos grandes palcos foi muito relevante para o desenvolvimento da vertente feminina da modalidade.

"Termos atingido fases finais com a Selecção Nacional deu-nos outra visibilidade. Ter o reconhecimento das meninas mais pequenas e mesmo dos pais é uma honra. Quando deixar o futebol, é o carinho das pessoas que vamos levar", referiu.

Tendo crescido enquanto atleta numa altura em que este tipo de oportunidades ainda não existia para as jovens jogadoras, Ana Borges considera "uma mais-valia" a "aposta que tem sido feita pelos clubes, pelas associações e pela Federação Portuguesa de Futebol".

A futebolista deixou, também, uma mensagem às meninas que jogam futebol: "Nunca desistam. Vão existir momentos menos bons, como em qualquer profissão, e muitos obstáculos, mas nunca desistam e acreditem sempre nos vossos sonhos".

Por fim, a Sportinguista fez um balanço da temporada que está prestes a terminar: "Numa equipa como o Sporting CP, queremos e temos de querer alcançar todos os títulos. Infelizmente, não conseguimos. Conseguimos um, logo o primeiro [Supertaça]. Há que acabar [a época] da melhor maneira e pensar que no próximo ano pode ser diferente".