Leoas em frente na Taça de Portugal com goleada
20 Jan, 2024
Triunfo por 8-0 sobre o CA Albergaria em exibição de nota elevada
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal apurou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal, após golear, este sábado, o CA Albergaria por 8-0.
Com Maísa Correia no centro do ataque, coadjuvada nas alas por Olivia Smith à direita e por Jacynta Gala à esquerda, com Diana Silva a ter bastante mobilidade a toda a largura do campo, o Sporting CP cedo chegou à vantagem. Com dois minutos de jogo, Jacynta Gala cruzou de maneira exemplar para Olivia Smith cabecear na área e inaugurar o marcador.
Nem dois minutos depois, as Leoas ficaram bem perto de aumentar a vantagem, com a internacional canadiana a isolar-se na meia direita, após excelente passe de Andreia Bravo, mas uma grande saída da baliza por parte de Sara Oliveira evitou novo golo da equipa orientada por Mariana Cabral. Em cinco minutos já saltava bem a vista no jogo e no marcador a maior qualidade de jogo da equipa Sportinguista em relação ao CA Albergaria.
A mesma receita do primeiro golo esteve perto de ser repetida antes dos 20 minutos com o cruzamento de Jacynta Gala a encontrar Maísa Correia solta na área, mas o cabeceamento da jovem avançada a não sair na direcção mais desejada.
Num jogo de sentido único, a guarda-redes do Sporting CP, Hannah Seabert precisou de assistência médica, após chocar com uma adversária, quando teve de sair da área para resolver uma rara tentativa de ataque do CA Albergaria, mas pertenceram sempre ao Sporting CP as jogadas mais intencionais e perigosas de ataque, ainda que faltasse o último toque para dar a melhor expressão aos lances que iam sendo desenhados.
Já nas compensações da primeira parte, uma grande abertura de Ana Teles (excelente a entrada da média ofensiva para o lugar da lesionada Jacynta Gala, muito queixosa do joelho e do braço direito, em lance dividido com uma defesa do CA Albergaria), resultou no segundo golo do Sporting CP, apontado por Diana Silva, a centro de Maísa Correia. Da primeira vez em que tocou na bola, Ana Teles desequilibrou a defesa do CA Albergaria e o Sporting CP saiu para o intervalo com vantagem de 2-0 no marcador e a passagem à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal muito bem encaminhada.
A segunda parte começou como havia começado e acabado o primeiro tempo, ou seja, com um golo do Sporting CP. Dois minutos jogados e um bom envolvimento na esquerda culminou com passe de Ana Teles para Diana Silva só ter de encostar e fazer o 3-0 - 'bis' da avançada Leonina no jogo.
Dissipavam-se todas e quaisquer dúvidas que ainda havia quanto à equipa vencedora da partida, com as Leoas de Mariana Cabral a controlarem totalmente as operações. Ainda houve um remate em arco de Olivia Smith com o pé esquerdo que ainda raspou na trave aos 59 minutos, a anteceder o 4-0, numa grande jogada da camisola 15 pela direita e cruzamento muito bem trabalhado por Ana Teles na área, a tirar uma adversária da frente e a rematar de pé esquerdo para o 4-0. Magnífico golo de Ana Teles, com uma entrada em jogo de muita qualidade.
Um minuto depois de uma tripla substituição do Sporting CP, Maísa Correia foi derrubada na área em lance para grande penalidade. O lance ainda foi analisado com recurso ao vídeo-árbitro e depois de seis minutos em avaliação, a árbitra confirmou a primeira decisão e assinalou o castigo máximo, transformado com sucesso por Joana Martins para o 5-0, aos 73 minutos.
Três minutos depois, uma nova excelente jogada na direita culminou com perfeito cruzamento de Maísa Correia para Ana Capeta encostar e fazer o 6-0.
Já o 7-0 saiu de um cabeceamento de Ana Capeta, que assim bisou na partida, após canto na direita, nos seis minutos de compensação dados pela árbitra, e o jogo não terminaria sem mais um golo, com Rita Fontemanha, na área, a desviar cruzamento perfeito de Alícia Correia para o 8-0 final, em exibição de muita qualidade das Leoas orientadas por Mariana Cabral.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Andrea Norheim (Bruna Lourenço, 73’), Joana Martins, Ana Borges [C] (Rita Fontemanha, 65’), Fátima Pinto, Olivia Smith (Alícia Correia, 65’), Diana Silva (Ana Capeta, 65’), Jacynta Gala (Ana Teles, 45´), Andreia Bravo, Maísa Correia, Mariana Rosa.