Juniores derrotados por 5-1 pelo Rio Ave
03 Abr, 2016
Os jovens 'leões' terminaram a partida com nove jogadores
A formação de juniores do Sporting CP foi derrotada pelo Rio Ave na Academia de Alcochete, numa partida a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional de juniores (segunda fase – apuramento de campeão), onde até entrou a vencer, com um golo de Abdu Conté logo aos 13 minutos. O lateral protagonizou uma excelente subida pelo corredor esquerdo, tabelou com Rafael Leão e bateu o guarda-redes nortenho no frente a frente, inaugurando o marcador. Quase que se pode dizer que o golo de Conté foi uma das únicas coisas positivas que os jovens 'leões' fizeram no encontro desta tarde.
O Rio Ave reagiu muito bem ao golo sofrido e estava agressivo na primeira fase de recuperação da bola, não dando tempo aos jogadores ‘verde e brancos’ para pensar o jogo. Pedro Matos, que havia avisado o guardião ‘leonino’ aos 15’, com um bom remate, viria a oferecer a igualdade ao conjunto de Vila do Conde depois de um pontapé indefensável à entrada da grande área ‘leonina’ (29’) – faltou a pressão da equipa do Sporting CP, que deixou o número 7 executar sem oposição.
Os ‘vila-condenses’ entusiasmaram-se ainda mais depois do empate e desenrolaram o caudal ofensivo que levou à expulsão de João Moutinho aos 33’ – o jovem ‘leão’ derrubou o adversário directo depois deste o ultrapassar e seguir isolado na direcção da baliza de Pedro Silva. Era a segunda contrariedade para o Sporting CP no espaço de quatro minutos. Desse livre, surgiu uma enorme defesa do guarda-redes ‘leonino’ a remate do inconformado Pedro Matos. A expulsão de João Moutinho obrigou a formação ‘verde e branca’ a perder um jogador na zona intermédia do campo, sendo obrigada a dar alguma iniciativa ao opositor para depois, em situações de contra-ataque, subir as suas linhas e poder criar perigo. Até ao intervalo, de destacar Bruno Praz – o jogador ‘leonino’ apareceu muito forte a travar os ataques contrários e a manter a equipa do Sporting CP ligada ao jogo.
A segunda metade não poderia ter começado pior para a formação ‘leonina’, isto porque o Rio Ave fez o 2-1 logo aos 49’, por Pedro Matos. O melhor jogador em campo da equipa adversária ‘bisou’ depois de um erro defensivo de Pedro Empis, que perdeu o tempo de salto e deixou o adversário isolado no corredor esquerdo da defensiva dos ‘leões’. O Sporting CP ainda não tinha digerido o segundo golo quando Abdu Conté cometeu uma grande penalidade sobre Pedro Paulo. Vitó, chamado à cobrança da marca dos onze metros, finalizou e deu tranquilidade ao conjunto nortenho (51’).
O Sporting CP não se conseguia aproximar da baliza do Rio Ave e deixou-se controlar em inferioridade numérica. Depois de Jaime Pinto cruzar para Manuel Amora fazer o quarto golo ‘vila-condense’, foi a vez de André Sena fixar o marcador nos 5-1 já com os ‘leões’ a jogar com nove jogadores, depois do segundo amarelo dirigido a Abdu Conté.
Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o Belenenses na Academia Sporting, em Alcochete.