Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Balde de água fria em Braga

Por Sporting CP
04 Mar, 2023

Juniores sofreram empate já nos descontos (1-1)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado, o SC Braga e empatou 1-1 no encontro da quarta jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Num jogo tão fechado como discutido, um pontapé de penálti apontado por Rodrigo Dias, à passagem da meia hora, teve a capacidade para desbloquear o marcador e deixou os Leões muito perto da vitória, mas não seria suficiente. Aos 90+2 minutos, num pontapé de canto, surgiu o golo bracarense que frustraria as intenções Leoninas, que assim trouxeram apenas um ponto do Minho.

Foi com muita luta a meio-campo que se iniciou o jogo e apesar do maior ascendente inicial dos Leões, pertenceu à equipa da casa a primeira ocasião de golo. Ainda assim, o Sporting CP não se intimidou e manteve-se fiel à sua forma de jogar, dominando a posse de bola e tentando construir e criar com paciência. O equilíbrio e encaixe em campo, contudo, não foi fácil de desbloquear.

Foi já perto da meia hora de jogo que um pontapé de penálti desequilibraria a partida, com o lateral Rodrigo Dias a assumir a responsabilidade e, de pé esquerdo, atirou os juniores Leoninos para a frente do marcador – foi o primeiro golo da época para o defesa de 17 anos.

De seguida, os comandados de Pedro Coelho ainda tentaram acelerar e aproveitar o ímpeto do golo, mas o encontro manteve-se muito discutido, com duelos sucessivos. No entanto, pouco antes do intervalo, Guilherme Santos, para o Sporting CP, e Dinis Rodrigues, para o SC Braga, ficaram perto de marcar. Ainda assim, 0-1 seria o resultado após uns primeiros 45 minutos bastante fechados (1-1 em remates enquadrados).

A toada de equilíbrio seguiu também para o segundo tempo, com muita luta e poucas aproximações a ambas as balizas – e muitas paragens. Se do lado bracarense, em desvantagem, o resultado obrigava a uma reacção, do lado verde e branco os sub-19 procuraram manter-se no controlo e Pedro Coelho foi refrescando a sua equipa com as entradas de, primeiro, Isnaba Mané e, mais tarde, Manuel Kissanga e Tiago Parente.

À falta de 15 minutos para o apito final, a formação minhota - com apenas dois pontos nesta fase - subiu as suas linhas e começou a passar mais tempo com bola, mas apesar disso teve muitas dificuldades para criar situações claras de golo.

Com mérito também a nível defensivo, os jovens Leões reconfiguraram-se com a entrada do defesa Lucas Taibo para o centro da defesa e mostraram muita solidez até que, de repente, num pontapé de canto surgiu tardiamente o empate bracarense. João Costa desviou a bola ao primeiro poste e estragou os planos do Sporting CP quando tinham sido acrescentados dez minutos de compensação.

Ainda houve tempo para uma boa oportunidade para cada lado, mas já nada mudaria. Com este resultado em Braga, os juniores de Pedro Coelho atingem os sete pontos neste arranque da fase final - a dois da liderança - e enfrentam, na próxima jornada, o FC Porto, no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva (Tiago Parente 71‘), Pedro Silva, Miguel Alves, Rodrigo Dias, Tiago Octávio (Manuel Kissanga 71‘), Manuel Mendonça, Guilherme Santos, Pedro Sanca (Lucas Taibo 81‘), Micael Sanhá (Ewandro Santos 81‘) e Gabriel Tavares (Isnaba Mané 57’).