Leões fizeram por merecer mais em Alverca
02 Dez, 2023
Sub-19 estiveram na frente por 0-2 mas acabaram por ceder na segunda parte (2-2)
Após cinco vitórias consecutivas, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 com o FC Alverca, este sábado, na 15.ª ronda da zona Sul do Campeonato Nacional.
Num duelo muito físico, os Leões arrancaram melhor e colocaram-se a vencer por 0-2, mas viram depois o adversário chegar ao empate no decorrer da segunda parte. Apesar de ainda ter ficado perto de consumar o golo do triunfo na recta final, a turma verde e branca desperdiçou duas excelentes ocasiões e já não conseguiu voltar à vantagem, conquistando assim apenas um ponto.
O técnico Pedro Coelho operou cinco alterações em relação ao onze apresentado na jornada anterior, frente ao SC Farense, promovendo os regressos de Konstantin Nikitenko, Marlon Júnior, Ivanildo Mendes, Sérgio Matos e Gabriel Silva perante um adversário que chegou a este encontro na sua melhor fase em toda a época, não sofrendo qualquer derrota nos últimos quatro jogos.
Os momentos iniciais foram de muita luta, com o Sporting CP a jogar quase sempre próximo da área adversária, mas sem conseguir criar grande perigo. Ainda assim, aos 17 minutos, Manuel Kissanga lançou Gabriel Silva na profundidade e este, à ponta de lança, rematou cruzado para o 0-1: foi o quinto golo na presente campanha do jovem de 16 anos, que abriu assim o marcador.
Vendo-se em desvantagem, o FC Alverca, que na primeira volta tinha arrancado um 1-1 em Alcochete, subiu as linhas, mostrou-se mais atrevido no ataque e também podia ter facturado. Miguel Gouveia foi obrigado a aplicar-se duas vezes, primeiro na resposta a um cabeceamento e depois num remate que ainda bateu na barra, mas o resultado não se alterou até ao intervalo.
No regresso dos balneários, os Leões foram rápidos a aumentar a diferença no placard. Com apenas quatro minutos de jogo decorridos, na sequência de um canto curto, Sérgio Matos cruzou com conta, peso e medida para a área e descobriu Konstantin Nikitenko, que assinou o 0-2 com um cabeceamento fulminante. Foi a estreia a marcar do jogador luso-russo esta temporada.
A jogar em casa e com o apoio do público, o FC Alverca não desistiu e fez valer o seu poderio físico para chegar ao empate. Mesmo sem criar grandes ocasiões, o conjunto rival encurtou para 1-2 os 67 minutos, por Helderiquen Ocomatchia, e chegou depois à igualdade aos 86 minutos, através de Pedro Correia, num lance confuso dentro da área com várias carambolas à mistura.
Já nos derradeiros momentos do duelo, o Sporting CP fez tudo por tudo para levar os três pontos. Os Leões carregaram no ataque em busca do golo e ficaram à beira de consegui-lo em duas ocasiões. Na primeira, Mamadu Queta rematou ligeiramente por cima da barra, e na segunda um cruzamento venenoso foi desviado à boca da baliza, não entrando na baliza por muito pouco.
Confirmado o empate, os Leões, que são a formação com menos golos sofridos da zona Sul, apenas 13, continuam no segundo lugar da tabela, agora com 33 pontos, menos quatro do que o líder SL Benfica, que tem ainda assim mais um jogo disputado. A próxima partida está marcada para sexta-feira, dia 8 de Dezembro, em Alcochete, precisamente frente aos encarnados.
Onze do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Francisco Machado, Marlon Júnior, Rodrigo Dias, Ivanildo Mendes, Sérgio Matos, Amadu Baldé, Gabriel Silva, João Simões [C] e Manuel Kissanga.