Leões mereciam melhor sorte no dérbi (1-2)
27 Fev, 2022
Manuel Mendonça marcou o golo verde e branco
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste domingo, por 1-2 frente ao SL Benfica em jogo da 12.ª jornada da segunda fase do Campeonato Nacional do escalão disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
José João apostou de início em Guilherme Pires, José Silva, Pedro Silva, João Muniz, Rodrigo Dias, Alexandre Brito, Pedro Sanca, Manuel Mendonça, Guilherme Santos, Saná Fernandes e Vivaldo Semedo.
Os Leões entraram melhor na partida com Vivaldo Semedo, aos oito minutos, a dispor da primeira ocasião de golo. Remate do jogador Leonino com Marcel Mendes a defender. Quatro minutos depois foi a vez de Saná Fernandes tentar o golo, num remate cruzado, que bateu no ferro da baliza encarnada.
O SL Benfica respondeu com um remate, que saiu ao lado, mas o Sporting CP mostrava-se superior e mais perigoso, chegando ao golo aos 23 minutos. Manuel Mendonça recebeu na esquerda, ajeitou a bola no ar e rematou cruzado para o 1-0.
Cinco minutos depois também o SL Benfica marcou, após canto, num remate que começou por levar a bola a bater na barra, entrando depois na baliza defendida por Guilherme Pires.
Até ao intervalo, o SL Benfica teve mais uma oportunidade de golo, com o guardião Leonino a defender para canto, e os Leões também, com um remate de Guilherme Santos que Marcel Mendes também resolveu. Saná Fernandes, perto do minuto 45, também tentou fazer melhor num cruzamento/remate que o guarda-redes encarnado segurou.
Assim, o intervalo chegou com um golo para cada lado e tudo em aberto para a segunda metade.
A segunda parte começou com menos oportunidades e com José João a fazer a primeira substituição aos 56 minutos, fazendo sair Guilherme Santos e entrar Henrique Arreiol.
Pedro Sanca teve depois o golo nos pés, mas Marcel Mendes voou para evitar o 2-1, dando canto para o Sporting CP. Na jogada praticamente seguinte, foi o SL Benfica a fazer o segundo golo, na marca de pontapé de penálti.
Os Leões não se intimidaram e reagiram bem ao golo da desvantagem, com Vivaldo Semedo a levar a bola a sair por cima da baliza do SL Benfica no minuto seguinte.
Aos 78 minutos, dupla substituição no Sporting CP com as saídas de Alexandre Brito e Pedro Sanca, entrando Micael Sanhá - em estreia nos sub-17 - e Rafael Nel, que levou logo perigo à baliza encarnada num remate junto ao poste, com Marcel Mendes a fazer a mancha.
A seguir foi Vivaldo Semedo a ter o 2-2 nos pés, mas o remate cruzado saiu junto ao poste da baliza encarnada. Aos 86 minutos, ainda se gritou golo em Alcochete, mas o cabeceamento de Henrique Arreiol bateu na trave. Momentos depois, os Leões ficaram a reclamar grande penalidade, por falta clara sobre Saná Fernandes, mas o árbitro nada assinalou.
Em cima do minuto 90, também ainda entrou Miguel Alves para o lugar de Rodrigo Dias, não havendo mais mexidas no marcador até ao final do encontro.
Apesar desta derrota, o Sporting CP continua na liderança isolada da prova, agora só com mais três pontos do que o segundo classificado, o SL Benfica, e na próxima jornada joga em casa do SG Sacavenense.