Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desfecho infeliz na Academia Cristiano Ronaldo

Por Sporting CP
05 maio, 2024

Penálti perto do fim decidiu dérbi de sub-17 (1-2)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este domingo de manhã, o SL Benfica e perdeu por 1-2 no duelo da décima jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

 

Apesar de os jovens Leões terem reagido à desvantagem inicial de forma afirmativa com o golo do empate de Miguel Almeida e sendo até superiores durante largas fases do dérbi, um penálti aos 83 minutos para a formação encarnada acabou por sentenciar o jogo.

 

Bem cedo, uma arrancada imparável de Denilson Santos quase deu no primeiro golo, mas a situação foi resolvida a meias pelo guardião e um defesa encarnado já perto da linha de golo. Por sua vez, a resposta das águias foi também rápida e igualmente perigosa, mas Alexandre Tverdohlebov, guarda-redes do Sporting CP, impôs-se com uma defesa determinante.

 

No entanto, o nulo no dérbi seria desfeito aos 23 minutos, sendo o SL Benfica a assumir a vantagem, graças a um golo de Eduardo Fernandes. Poucos minutos depois, os jovens Leões ficaram perto de empatar de imediato, porém Miguel Almeida não conseguiu finalizar da melhor maneira um cara-a-cara.

 

Sem sentir o golpe, a formação verde e branca continuou a reagir e foi cercando a área rival cada vez com mais insistência, mas pecando na definição no último momento – sobretudo nos cruzamentos.

 

Embora até ao intervalo, já sob muita chuva, os juvenis Leoninos tenham levado o dérbi de forma praticamente exclusiva para o meio-campo encarnado, o 0-1 seguiu para a segunda parte. Na melhor oportunidade verde e branca, após uma assistência primorosa - de calcanhar - de Frederico Gomes, o remate cruzado de Denilson saiu ligeiramente ao lado do poste mais distante.

 

A abrir os segundos 45 minutos, até foi o SL Benfica a deixar a primeira ameaça, mas seria o Sporting CP a marcar. À passagem dos 54 minutos, um livre batido para a área por Flávio Gonçalves encontrou o desvio decisivo do avançado Miguel Almeida, que devolveu a igualdade ao dérbi com o seu 17.º golo da temporada.

 

Depois, em busca de confirmar a reviravolta Leonina, uma emenda de Winilson Lopes na área acabou por sair um pouco por cima da trave e as águias também responderam, porém o guardião Tverdohlebov brilhou com duas defesas consecutivas.

 

Com o correr do relógio, a incerteza tomou conta do dérbi, sempre muito discutido, até que um lance dividido na área verde e branca decidiu o jogo a cerca de sete minutos dos 90’. Assinalado o penálti, a conversão de Tomás Soares acabaria por dar o 1-2 final a favor do SL Benfica.

 

Com este desfecho infeliz, os jovens Leões de José João Gomes continuam com 17 pontos e viram o rival encarnado fugir na liderança, agora fixada nos 26 pontos quando faltam quatro jornadas para encerrar esta fase final do campeonato.

 

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Rodrigo Cabrito (Daniel Costa, 80’), Atanásio Cunha, Afonso Lee (Diego Coxi, 80’), Denilson Santos, Sandro Nascimento, Rafael Camacho [C], Frederico Gomes (Argyris Christodoulou, 74’), Winilson Lopes, Flávio Gonçalves (Estefânio Ruben, 74’), Miguel Almeida (Diogo Martins, 62’)