Pedro Pontes: "Queremos proporcionar um bom espectáculo"
18 Abr, 2025
Sub-17 do Sporting CP recebem o SC Braga este sábado às 11h00
Após dois jogos de grande união e sacrifício, a equipa de sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado (11h00) o SC Braga, em partida a contar para a 11.ª ronda da fase de apuramento de campeão da categoria. Pedro Pontes, técnico dos jovens Leões, fez a antevisão à partida frente aos arsenalistas, não sem antes enaltecer a resposta dos seus pupilos nas últimas jornadas.
"Foi o segundo jogo consecutivo em que tivemos de reagir à adversidade. Se com o SC Leixões tínhamos dado a volta ao jogo, com o Casa Pia AC conseguimos fazer o 2-0 mesmo em inferioridade numérica. O jogo ficou obviamente mais difícil quando passámos a jogar com 9, principalmente na capacidade de ter bola e de entrar no último terço do adversário", começou por dizer aos meios do Clube.
"Ainda assim, a equipa mostrou-se objectiva na procura do golo, com bastantes remates, e isso contribuiu muito para a nossa vitória", acrescentou, elogiando também, e "uma vez mais, a alma, a atitude, o empenho e também o trabalho, porque o William [Lodmell] defende um penálti num momento decisivo - e isso, fruto do trabalho de toda a equipa técnica e dos guarda-redes, valeu-nos os 3 pontos".
Recordando que, na primeira volta e no terreno do adversário, o Sporting CP não foi além de uma igualdade a zeros, o treinador verde e branco mostra-se agora confiante, apesar de os minhotos terem o melhor registo defensivo do campeonato.
"Temos de olhar para nós, para o nosso processo, analisar o jogo em Braga e tirar as ilações necessárias para fazer melhor do que então. Vamos procurar não fugir à nossa identidade e encontrar soluções para entrar no último terço, ser muito objectivos, fazer golo e proporcionar um bom espectáculo", garantiu.
Mostrando-se muito satisfeito com a recuperação emocional e desportiva do grupo, que após a derrota frente ao SL Benfica no Estádio Aurélio Pereira engatou numa série de cinco triunfos consecutivos, Pedro Pontes destaca "a evolução muito grande de toda a equipa no seu processo colectivo e individual".
"Olhamos para o lado táctico e técnico, mas também mental. A resiliência, a superação e o saber gerir diferentes momentos do jogo, essencialmente perante a adversidade, são valores pelos quais nos guiamos e que tentamos transmitir aos jogadores, até para estarem preparados para outros patamares. Colectivamente, queremos que sejam uma equipa com muita crença, vontade, alegria e uma capacidade muito grande de acreditar em todos os momentos", apontou, reforçando a confiança em todo o plantel.
"Desde o primeiro dia em que aqui chegámos que dissemos que todos contam para nós. Ter um plantel bastante vasto permite-nos fazer essa gestão e durante a semana conseguimos que todos estejam preparados para jogar. As adversidades fazem parte da época, mas o segredo desta equipa é sermos muito fortes, coesos e unidos. Quer sejam convocados ou não, estão sempre todos presentes", afirmou, a fechar.
Já André Machado, a fazer a sua primeira época de Leão ao peito, mostrou-se muito satisfeito com a união de todo o grupo, que considerou essencial para a vitória na última jornada.
"O jogo com o Casa Pia AC foi um jogo de muita superação. Criaram-nos muitas dificuldades, tal como na primeira fase, e estando reduzidos a nove jogadores ainda mais difícil foi. Um factor fundamental para a vitória foi a atitude da equipa - demos tudo uns pelos outros, dava para sentir que até quem estava fora estava dentro do jogo. Outro aspecto importante foi a nossa objectividade. Tendo menos bola do que o adversário, tivemos o mesmo número de remates do que eles, e há muito mérito nisso", analisou.
Valências que serão uma vez mais, e como reforçou o lateral, essenciais no confronto com o SC Braga.
"Para conseguir superar a melhor defesa do campeonato vamos ter de ser ainda mais eficazes e objectivos do que no último jogo. Jogamos em casa e ter os nossos adeptos connosco também nos vai dar muita força. Estamos confiantes, apesar de sabermos que eles vêm, como todas as equipas, tentar ganhar ao Sporting CP", apontou.
O jovem de 17 anos garantiu, por outro lado, que "a ajuda dos treinadores", que passam a todo o grupo uma enorme "confiança nos treinos e nos jogos", tem sido essencial para que os verdes e brancos estejam na luta pelo título.
"Além disso, somos um grupo muito unido. Somos mesmo amigos, ninguém tenta passar em cima de ninguém. Pelo contrário, tentamos ajudar-nos uns aos outros", sublinhou, explicando também que, a nível individual, esta tem sido "uma temporada muito alegre".
"Representar o meu Clube de coração é algo inexplicável. Evoluí muito com os treinos individuais e o trabalho de ginásio, consegui potenciar as minhas qualidades. Foi essencial para estar no patamar onde estou", analisou.