‘Leões’ dominam Benfica
17 Abr, 2016
Sporting CP B bateu por 2-1 os rivais do Benfica B com dois golos de Matheus Pereira
A equipa comandada por João de Deus venceu e convenceu frente ao Benfica B que se mantém na zona de despromoção da segunda liga, conseguindo uma vitória que pecou por escassa face àquilo que se passou nas quatro linhas. Os grandes destaques foram Matheus Pereira, com dois golos, e Daniel Podence, com ligação directa aos dois golos ‘verde e brancos’.
A primeira parte começou num ritmo relativamente baixo, com o Benfica sempre a tentar sair a jogar desde trás mas com a equipa ‘leonina’ a definir muito bem as zonas de pressão e assim a dificultar a construcção ‘encarnada’. Com bola, o Sporting CP B mostrou-se sempre esclarecido e foi assim que chegou à primeira grande ocasião de golo, com Podence a ganhar a profundidade no flanco esquerdo e a cruzar para Gauld que, de baliza aberta, falhou escandalosamente.
Seria da mesma forma que, minutos depois, a equipa da casa conseguiria o penalty para o golo inaugural. Podence, na esquerda novamente, cruzou e um elemento da defesa do Benfica interceptou a bola com a mão. Na conversão, Matheus Pereira não desperdiçou e fez o 1-0. Com o golo o jogo pouco ou nada mudou, tendo a equipa ‘verde e branca’ mantido a pressão que tinha definido e conseguido bloquear o jogo ofensivo do adversário. Numa das poucas vezes em que conseguiu atingir a área do Sporting CP, o Benfica conseguiu mesmo um penalty, num lance em que Rúben Ribeiro atacou a bola de forma pouco cuidada e derrubou o seu adversário. Nas conversão, no entanto e ao contrário do que fez Matheus, Diogo Gonçalves permitiu a defesa de Stojkovic.
Daí até final dos primeiros 45 minutos só o Sporting voltou a criar perigo, mantendo a estratégia com que entrou em campo. Primeiro, Podence perto de um golaço através de um remate de longe, mas que passou muito perto do poste direito da baliza; depois, uma excelente combinação entre Matheus e Podence, com este último a ficar de novo muito perto do golo.
A segunda metade do encontro trouxe um domínio ainda mais acentuado da equipa ‘leonina’, mas a primeira grande ocasião até viria a pertencer ao Benfica: na sequência de um canto estudado, Stojkovic foi chamado a intervir e só com uma excelente mancha evitou o empate. A equipa ‘encarnada’ regressou mais aberta e com cariz mais ofensivo, mas acabou por abrir mais espaços que os ‘leões’ acabaram por aproveitar. Excelente Podence a baixar no terreno, pedir entre linhas, enquadrar e colocar em Matheus que, isolado, fez o 2-0.
A equipa ‘verde e branca’, com a vantagem dilatada, tornou-se ainda mais capaz de gerir o jogo através de uma posse de bola muito bem trabalhada, e com o segundo amarelo para Ruben Dias por falta sobre Mama Baldé, a tendência acentuou-se ainda mais. Nesse sentido, e aproveitando algum desnorte do adversário, Matheus Pereira e Daniel Podence protagonizaram uma jogada espectacular pela direita, mas com o guarda-redes benfiquista a defender para canto.
Já no tempo de desconto, as ‘águias’ reduziram por Saponjic através de um bom remate cruzado e estabeleceram o resultado final em 2-1. Na próxima jornada, o Sporting CP B desloca-se ao reduto do Desportivo das Aves, para a 43.ª jornada da segunda liga.