Sporting B acaba com nove na derrota na Vila das Aves
23 Abr, 2016
'Leões' batidos pelo Desp. Aves por 3-0 com duas expulsões e dois 'penalties'
O Sporting B deslocou-se ao terreno do Aves e perdeu frente ao Desportivo local por 3-0, em jogo a contar para a 43.ª jornada do Campeonato da II Liga. Tarcisio, Nelson Pedroso e Fernando Silva marcaram os golos da equipa da casa, numa partida onde os 'leões' viram Tomas Rukas e Ivanildo Fernandes serem expulsos, sofrendo os dois últimos tentos na conversão de grandes penalidades.
Os ‘leões’ entraram em campo com cinco alterações em relação ao ‘onze’ inicial na última partida (Tobias Figueiredo, Matheus Pereira, Esgaio, Ruben Ribeiro e Podence), que o Sporting CP B venceu por 2-1, mas começaram bem e chegaram cedo à primeira grande oportunidade de golo: boa jogada entre Fábio Martins e Rafael Barbosa, com o último a cruzar rasteiro para Ryan Gauld, que à boca da baliza, não conseguiu marcar, acertando no ferro da baliza do Desp. Aves.
O conjunto ‘verde e branco’ estava melhor no encontro e, à passagem do minuto 26, voltou a ficar perto do golo, por intermédio de Ponde, que, lançado por Francisco Geraldes, atirou com a direcção certa, mas Quim assinou uma grande defesa e manteve o nulo no resultado. Que duraria pouco tempo já que, sem nada o fazer prever, o Desp. Aves deu a melhor resposta possível à boa entrada ‘leonina’ em campo, dois minutos depois. Beneficiando de uma falha clamorosa de Stojkovic, Tarcísio aproveitou uma bola metida nas costas da defensiva ‘verde e branca’, ultrapassou o guardião do Sporting CP B, que saiu da grande área para ficar fora do lance, e atirou a contar perante a oposição impotente de Domingos Duarte e Rukas. Até ao intervalo, a formação ‘leonina’ tentou igualar o marcador e trazer alguma justiça ao resultado, mas em vão e o descanso chegou com o 1-0 a favor dos locais.
O segundo tempo começou com Chaby e Zezinho nos lugares de Fábio Martins e Rafael Barbosa, mas a estratégia de João de Deus começou a desmoronar aos 55 minutos, quando Tomas Rukas tocou com a mão na bola e viu o segundo amarelo, deixando os ‘leões’ reduzidos a dez elementos. A partir daí, a vida do Sporting CP B dificultou-se e o Desp. Aves esteve perto de fazer o 2-0, mas Stojkovic esteve à altura das exigências e defendeu o livre directo batido por Nelson Pedroso. Mas, se não foi à primeira, foi à segunda: Nelson Pedroso inscreveu mesmo o nome na lista dos marcadores, aos 65’, ao converter uma grande penalidade inexistente (o juiz da partida assinalou infracção de Ivanildo Fernandes sobre Renato Reis, mas as imagens falam por si e a ‘falta’ é, no mínimo, cómica) e fez o segundo golo para a formação da casa.
Com dez jogadores e dois golos de desvantagem, o Sporting CP B ainda tentou reagir, mas Betinho, isolado na cara de Quim, atirou a rasar o poste da baliza local, mantendo os ‘leões’ a zero e a esperança cada vez mais reduzida. E mais ficou quando, já nos minutos finais, Ivanildo Fernandes voltou a ver o juiz da partida assinalar-lhe nova grande penalidade (desta feita, o defesa ‘leonino’ cortou a bola com a mão no interior da grande área) e Fernando Silva converter o castigo máximo em 3-0 para o Desp. Aves. Ivanildo Fernandes viu o segundo cartão amarelo, o Sporting CP B ficou reduzido a nove jogadores e, até final, nada mais houve a assinalar, com os ‘leões’ a saírem derrotados da Vila das Aves.
Na próxima jornada, o conjunto ‘verde e branco’ recebe o FC Porto B, na Academia Sporting, em Alcochete, em encontro marcado para 1 de Maio.