Sporting B derrotado no dérbi
23 Abr, 2018
Leões estiveram em vantagem, mas permitiram a reviravolta dos encarnados (2-1)
A 35.ª jornada da Ledman Liga Pro reservou-nos um dérbi para a tarde de segunda-feira. As equipas B de Sporting CP e Benfica defrontaram-se no Estádio Aurélio Pereira e apesar de os orientados de Luís Martins terem estado em vantagem, foram mesmo os encarnados a colocar um ponto final numa série de cinco partidas sem vencer.
Começaram melhor os visitantes, que não inauguraram o marcador a abrir porque Carter, sem qualquer oposição, se deslumbrou à ‘boca’ da baliza, desperdiçando o bom cruzamento de Gedson a partir da direita. Como resposta, Pedro Marques mostrou ao adversário de posição a melhor maneira de encostar a poucos metros da linha de golo (26’), depois da assistência do outro Pedro, o Delgado – no início do lance, o médio leonino ‘roubou’ o esférico a Kalaica em zona adiantada, fazendo valer a pressão alta aplicada pelo Sporting CP nesse período do encontro.
Numa partida em que houve sempre muito pouco espaço para circular na zona central do terreno – o ‘trânsito’ esteve mesmo congestionado -, as alas serviram, de parte a parte, para dinamizar os ataques. Enquanto os verdes e brancos solicitaram a subida dos laterais, as águias exploraram a velocidade de Gedson e Heriberto, soltos de posição. Na sequência de um pontapé de canto, Kalaica, que havia ficado mal na ‘fotografia’, redimiu-se através de um cabeceamento certeiro, permitindo ao Benfica chegar à igualdade antes do intervalo (32’).
Tal como tinha acontecido no primeiro tempo, os encarnados voltaram a superiorizar-se no reatamento da etapa complementar. Heriberto testou a ‘mancha’ de Pedro Silva e não perdoou ao minuto 64’, momento em que aproveitou o passe de Heriberto a ‘rasgar’ toda a defesa leonina. Após aguentar a carga de Tiago Djaló, fez o 2-1 (64’), sem hipóteses para o guardião dos leões.
Decidido em arriscar tudo, Luís Martins lançou três jogadores com características ofensivas (Diogo Brás; Cristian Ponde; Miguel Almeida), só que a falta de discernimento no último terço, onde nem um cruzamento saiu bem, e a expulsão de Tiago Djaló deitaram a ambição do técnico por água abaixo. Com esta derrota, o Sporting B permanece em zona de despromoção (18.º lugar, 36 pontos), sendo que na próxima ronda visita o Varzim (domingo, às 16h), 12.º classificado.