Balde de água fria
16 Fev, 2021
Empate ao cair do pano (4-4) frente ao CD Cova da Piedade
A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal recebeu e empatou, nesta terça-feira, frente o CD Cova da Piedade por 4-4 no jogo referente à nona jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação. Depois da vitória (1-3) em Portimão no sábado, os Leões apresentaram-se com várias mudanças no onze e, num jogo de constante parada e resposta no marcador, sofreram o golo do empate em cima dos noventa minutos, depois de terem estado a vencer por 4-2 até aos últimos dez minutos da partida.
O jogo começou da melhor maneira para a formação Leonina. Aos seis minutos, uma jogada construída desde trás, com paciência, resultou numa saída em profundidade pela direita. Na sequência, o guardião ainda conseguiria sacudir o cruzamento, mas Lucas Dias apareceu, oportuno, e atirou a contar para o 1-0. Os Leões impunham o seu jogo desde o início, dominando a posse de bola e obrigando o CD Cova da Piedade a recuar para o seu meio-campo, onde tentavam manter as suas linhas juntas para dificultar a circulação verde e branca.
No entanto, o conjunto visitante foi-se soltando e mostrou-se no ataque. Primeiro, Vasco Gaspar foi chamado a intervir e correspondeu com eficácia, mas aos 18 minutos chegaria mesmo o golo da igualdade. Tex, capitão do CD Cova da Piedade, rompeu pela área dentro e não perdoou no cara a cara com o guardião Leonino.
Já depois da meia hora, João Daniel tentou a sua sorte de fora da área, mas Tomás Carvalho defendeu com segurança. Em cima do minuto 40, ainda longe da área e bem aberto na esquerda, Gonçalo Costa cruzou com qualidade para o desvio certeiro de Paulo Agostinho. Antes do descanso, Tex voltou a ameaçar, mas o 2-1 para os Leões seguiu para o intervalo.
Contudo, no segundo tempo, os golos continuariam a chegar. Primeiro, logo a abrir a segunda parte, Edgar faria o 2-2 num pontapé de penálti. Desta vez, porém, a igualdade não duraria muito: Samuel Lobato arrancou pela direita e serviu atrasado para a chegada de Tiago Ferreira, que de pé direito voltou a colocar os Leões em vantagem pouco depois dos 50 minutos.
O CD Cova da Piedade dificultava a vida ao conjunto verde e branco, mas o Sporting CP respondia de imediato. À passagem da hora de jogo, o conjunto verde e branco dilataria a vantagem pela primeira vez no encontro. Mais uma vez, o golo nasceu de um cruzamento de Gonçalo Costa e após combinação entre Diogo Brás e Skoglund, ambos recém-entrados, o avançado norueguês rematou forte para o 4-2.
Com o CD Cova da Piedade à procura de reentrar na partida, os Leões aproveitaram o espaço para lançar transições perigosas. Num desses lances, Joelson ficou perto de resolver a partida, mas daí em diante os visitantes revelaram-se mais eficazes, fazendo o 4-3 aos 80 minutos e o 4-4 final já em cima dos noventa.
Com este resultado, a equipa orientada por Filipe Pedro continua no segundo lugar, agora com 22 pontos, menos quatro do que o líder SL Benfica, que tem ainda menos um jogo disputado.
Sporting CP: Vasco Gaspar [GR]; Rodrigo Rêgo, Chico Lamba, Gonçalo Costa; Samuel Lobato; João Daniel [C], Roberto Martínez (Edson 62'), Lucas Dias (Gonçalo Batalha 76'); Joelson Fernades (Daniel Rodrigues 76'), Tiago Ferreira (Diogo Brás 62') e Paulo Agostinho (Nicolai Skoglund 62').