Domínio total merecia mais golos
06 Dez, 2023
Sub-23 batem CD Mafra e garantem acesso ao apuramento de campeão (0-1)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do CD Mafra vencer por 0-1, esta quarta-feira, na 12.ª jornada da Série B da Liga Revelação. Os Leões garantem assim um lugar entre os quatro primeiros classificados e têm por isso já carimbado o acesso ao apuramento de campeão, quando faltam duas partidas ainda por disputar na primeira fase.
A turma de Alvalade apresentou-se com duas alterações em relação ao onze utilizado frente ao SC Farense, na última ronda, com Tiago Parente e Lucas Anjos de regresso à titularidade. Do outro lado, o CD Mafra, que saíra de Alcochete derrotado na primeira volta (4-2), chegou a esta partida no penúltimo lugar, após três derrotas, contando com jogadores habituados a actuar na Liga 2.
O Sporting CP entrou a mandar no encontro, revelando uma boa dinâmica ofensiva, e viu Luís Gomes assumir-se como protagonista. Após ter criado as duas primeiras ocasiões de golo, o extremo voltou a ser importante com um remate que levou o juiz da partida a assinalar penálti por mão na bola. No entanto, na conversão, Geovany Quenda permitiu a defesa do guarda-redes.
Apesar da oportunidade desperdiçada, os Leões não esmoreceram e continuaram lançados no ataque. Na sequência de uma excelente jogada de entendimento do conjunto verde e branco, o lateral Tiago Parente atirou cruzado e em jeito, com a bola a passar ligeiramente por cima, e em seguida foi Guilherme Santos a tentar a sorte de longe, mas desta feita o disparo saiu à figura.
Os homens da casa só remataram já com 26 minutos, mas cresceram na partida a partir daí, com o guardião Leonino Francisco Silva a ser decisivo com duas excelentes paradas que seguraram o nulo. Ainda assim, acabou por ser o Sporting CP, que foi melhor na primeira parte, a inaugurar o placard no segundo minuto de descontos, com Lucas Anjos a marcar pela terceira vez na época.
No regresso dos balneários, os Leões voltaram a dar sinal mais. Desta vez, foi Guilherme Santos a evidenciar-se como o elemento mais perigoso, criando duas situações que podiam ter dado em golo. Na primeira, com tudo para aumentar a vantagem à boca da baliza, o médio não conseguiu dar a melhor direcção ao remate, e na segunda atirou a poucos centímetros do poste.
O domínio verde e branco era inequívoco, e só por azar é que o marcador continuava a mostrar a diferença mínima. Prova disso foi que Geovany Quenda viu um remate ser travado pelo ferro, antes do recém-entrado Pedro Sanca, que tinha sido lançado pouco antes por troca com o lesionado Luís Gomes, forçar o guarda-redes adversário a voar para impedir novamente o 0-2.
Mesmo na recta final, quando talvez fosse de esperar um recuo Leonino e um forcing final do CD Mafra, não foi isso que aconteceu. O Sporting CP jogou quase sempre no meio-campo rival de forma tranquila, em busca do golo, e com David Moreira, que entrou muito bem na partida, a beneficiar de duas oportunidades, mas sem sucesso. Até ao término, o 0-1 já não se alterou.
Os Leões passam a somar agora 21 pontos e mantêm-se na segunda posição, destacando-se por terem a defesa menos batida da Série Sul, com 12 golos sofridos, e um dos melhores ataques, com 27 tiros certeiros. O próximo jogo, da penúltima jornada da primeira fase, está marcado para terça-feira, dia 12, com o líder GD Estoril Praia, que tem mais seis pontos que o Sporting CP.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva (João Pereira, 90’), Emanuel Fernandes, Lucas Taibo, Tiago Parente, Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C], Guilherme Santos (David Moreira, 77’), Geovany Quenda, Luís Gomes (Pedro Sanca, 63’) e Lucas Anjos (Francisco Canário, 90’).