Golo ao cair do pano valeu mais três pontos em Torres Vedras
20 Fev, 2024
Sub-23 sobreviveram a montanha-russa de emoções nos últimos minutos (2-3)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu o SCU Torreense por 2-3, esta terça-feira, no jogo da sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Depois de uma primeira parte em que tudo correu bem aos jovens Leões, primeiro com mérito no golo madrugador e, a seguir, com alguma sorte à mistura graças a um caricato autogolo, o 0-2 conseguido acabou anulado pela reacção adversária nos últimos 20 minutos – golos aos 73’ e 85’. Contudo, a formação verde e branca ainda teve tempo e alma para resgatar três pontos que pareciam perdidos: já com os seis minutos de compensação concedidos prestes a completarem-se, Guilherme Santos ‘vestiu-se’ de herói e com um pontapé forte e cruzado resolveu o jogo.
E vai já em cinco vitórias consecutivas a melhor fase de resultados da temporada do Sporting CP, que assim encerrou da melhor forma a primeira volta desta fase final, na liderança da tabela, mas não sem antes suar – e muito – em casa do oitavo e último classificado, apenas com três pontos e nenhuma vitória em 2024.
E até foi com eficácia máxima que os sub-23 Leoninos entraram em Torres Vedras, dando o melhor início possível ao encontro logo com um golo. Graças a uma jogada bem desenhada no corredor esquerdo, José Silva só teve de aparecer junto à baliza para concluí-la a bel-prazer e apontar o 0-1 logo aos três minutos.
O SCU Torreense ainda tentou responder pouco depois, mas a primeira situação criada, um perigoso cara-a-cara com Francisco Silva, não passou de uma ameaça.
Já o Sporting CP, assim que voltou a aproximar-se da área adversária, foi para voltar a festejar, aos 23 minutos, chegando ao 0-2 num lance tão feliz como caricato: um cruzamento do extremo Adam Arvelo não encontrou destinatário Leonino e o defesa Elie, sem pressão, limitou-se a amortecer a bola para o seu guarda-redes, porém esta, antes de chegar às mãos de Bohdan Isachenko, saltou de forma inesperada e traiçoeira na relva e acabou no fundo das redes, surpreendendo tudo e todos.
Tudo correu de feição aos jovens Leões, que depois souberam, primeiro, ter bola para controlar as incidências e, a seguir, suster sem grandes sobressaltos o último forcing adversário na recta final do primeiro tempo - e a importante vantagem de dois golos no marcador seguiu intacta.
Para a segunda parte, o SCU Torreense procurou reequilibrar o jogo em busca de reentrar na discussão do resultado e conseguiria reduzir a diferença no marcado já dentro dos últimos 20 minutos. Primeiro, um livre directo muito ajustado obrigou Francisco Silva a aplicar-se, mas foi no pontapé de canto consequente que o 1-2 chegou, graças a um desvio ao primeiro poste de Pedro Clemente. Até então, tinha sido muito escassa a acção junto de ambas as balizas, mas toda a emoção ficou reservada para o fim.
Daqui em diante, a incerteza na partida aumentou e, depois de aos 81 minutos um cabeceamento na área Leonina - ao lado - ter deixado um aviso, o SCU Torreense fez mesmo o 2-2 a poucos minutos dos 90’ com um cabeceamento, agora certeiro, de John Arthur.
Nos derradeiros instantes em Torres Vedras, Tiago Teixeira lançou os avançados Nilton Cardoso - reforço em estreia de Leão ao peito - e Gabriel Melo para o ataque verde e branco em busca de uma resposta e esta acabou por ser afirmativa e com prémio já bem perto do apito final.
Com o período de descontos (+6’) a esgotar-se, Guilherme Santos recebeu a bola pouco à frente do meio-campo, conduziu até à entrada da área da equipa da casa e desferiu um forte pontapé que só acabou no fundo da baliza, soltando a festa verde e branca no Estádio Manuel Marques.
Com este final feliz, a formação sub-23 do Sporting CP garantiu ‘à última hora’ os três pontos e fechou a primeira volta da fase de apuramento de campeão como líder isolado (16 pontos). Agora, para iniciar os reencontros da segunda volta, os jovens Leões de Tiago Teixeira recebem o FC Vizela, o único emblema que venceu a equipa Leonina nesta fase.
Onze do Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva, Gonçalo Braga, Lucas Taibo, Tiago Parente, Henrique Arreiol, Adam Arvelo, Rafael Besugo [C], Lucas Anjos, Guilherme Santos, Luís Gomes.