Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Forcing final merecia outro desfecho

Por Sporting CP
07 Ago, 2024

​Sub-23 empatam com o SC Farense na estreia em 2024/2025

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu o pontapé de saída oficial na temporada 2024/2025 com um empate 1-1 na recepção ao SC Farense, esta quarta-feira, em duelo referente à primeira jornada da série B da Liga Revelação.

Os Leões subiram ao relvado do Estádio Aurélio Pereira depois de uma pré-temporada que incluiu um estágio em Lousada e cinco jogos de preparação: dois frente a equipas que actuam na Liga 3 - SU 1º Dezembro (1-1) e AD Fafe (0-1) - e três que participam na Liga Revelação - CD Mafra (0-0), SCU Torreense (0-0) e Gil Vicente FC (3-0).

Agora comandada por Pedro Coelho - que nas últimas cinco épocas liderara os sub-19 –, a formação de Alvalade apresentou-se com um plantel muito jovem, que inclui cinco jogadores vindos dos sub-17 e quatro dos sub-19, sendo que quatro deles realizaram a estreia pelos sub-23 no onze inicial: Salvador Blopa, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes e Micael Sanhá.

Numa tarde de calor intenso em Alcochete, o emblema verde e branco entrou com sinal mais, ao ataque, e monopolizou os lances ofensivos nos instantes iniciais. Os Leões andaram sempre a rondar a baliza adversária e tiveram um par de chegadas perigosas, num cabeceamento de Marlon Júnior e num remate de Micael Sanhá, embora sem conseguir concretizar.

Do outro lado, os algarvios só conseguiram libertar-se da pressão e ultrapassaram o meio-campo pela primeira vez já com 15 minutos decorridos, o que ilustrava bem o controlo verde e branco. Ainda assim, a partir daí o tabuleiro ficou mais equilibrado, com as equipas a travarem vários duelos pela posse de bola no centro do terreno sem criarem grande perigo.

Numa primeira parte morna e quase sem balizas, acabou por ser o SC Farense - e já depois de o guardião Leonino Francisco Silva ter sido obrigado a mostrar serviço – a inaugurar o marcador por intermédio de André Sarim aos 38 minutos. Até ao intervalo, Salvador Blopa ainda podia ter empatado à boca da baliza, mas falhou o desvio certeiro.

No regresso dos balneários, já com Rafael Camacho (outro dos estreantes) em campo, o Sporting CP passou sempre mais tempo no reduto adversário em busca do 1-1. Marlon Júnior deixou a primeira ameaça com um cabeceamento que passou ao lado, e pouco depois Francisco Canário esteve á beira do golo de livre directo.

À entrada para os últimos 20 minutos, Sandro Nascimento e Rafael Mota (também eles a realizar a primeira partida pelos sub-23) foram a jogo, numa fase em que o Sporting CP apertava cada vez mais o cerco ao redoz da área forasteira. Dito isto, o 1-1 chegou com toda a justiça aos 74 minutos, num excelente disparo cruzado de Isnaba Mané que só parou no ângulo. Grande golo!

A partir daí, as ocasiões flagrantes sucederam-se para o Sporting CP, que se estabeleceu no meio-campo rival e carregou no ataque. Francisco Canário teve tudo para dar a volta ao resultado, mas o desvio passou por cima, e depois foi Isnaba Mané a obrigar Kauan Firmino a uma grande defesa na sequência de um livre directo.

Na recta final, já com Flávio Gonçalves (que aumentou para oito o número de estreantes) também dentro das quatro linhas, Isnaba Mané ainda voltou a ameaçar, com um remate que acabou por ser sacudido para a frente, e Francisco Canário obrigou o guarda-redes a uma defesa atenta, mas nada surtiu efeito e o empate manteve-se.

Os Leões voltam a jogar na próxima terça-feira, dia 13, em casa do CD Mafra. Recorde-se que a primeira fase da Liga Revelação conta com 16 equipas divididas em duas séries (A e B), com as oito formações de cada série a jogarem entre si a duas voltas. No final, os quatro emblemas com mais pontos de cada série avançam para o apuramento de campeão e as restantes disputam o apuramento para a Taça Revelação.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Salvador Blopa, Guilherme Silva [C], Marlon Júnior (Rafael Mota, 69’), Rayhan Momade, Ivanildo Mendes (Sandro Nascimento, 69’), Isnaba Mané, Amadu Baldé (Flávio Gonçalves, 83’), Francisco Canário, David Moreira (Rafael Camacho, 45’) e Micael Sanhá (Diogo Cardoso, 60’).