Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas de garra na mais alta divisão nacional

Por Sporting CP
06 Abr, 2025

Sporting CP vence SC Coimbrões (82-55) e carimba subida de divisão

A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal garantiu este domingo a subida à principal Liga após vencer o SC Coimbrões, o segundo classificado do Grupo de Promoção, por 82-55.

Com este triunfo, as Leoas dão o ‘salto’ rumo ao mais alto patamar competitivo, onde estiveram pela última vez em 2015/2016 - alcançando, com duas promoções consecutivas, o primeiro dos objectivos traçados pelo Clube desde o regresso da modalidade.

No Pavilhão João Rocha, as comandadas de João Pedro Vieira começaram mais dominadoras, com Luana Serranho, Filipa Cruz e Sienna Durr a pontuar, mas o SC Coimbrões conseguiu igualar com dois triplos (6-6).

Tanto pela classificação quanto pelos anteriores confrontos, o equilíbrio era, de resto, a nota esperada; no entanto, uma inspirada Sienna Durr, muito forte também nos duelos, foi conquistando ressaltos e empurrando as verdes e brancas para uma margem mais confortável (20-8). O resultado ao final de dez minutos não abria espaço para dúvidas: 16 pontos de vantagem e a promessa de festa a instalar-se (29-13).

No arranque do segundo período, o SC Coimbrões esboçou uma reacção (29-17), mas o Sporting CP rapidamente ultrapassou a barreira dos 30 pontos (32-21). Nesta fase, as Leoas mostraram-se bastante mais perdulárias, pontuando pouco, mas foram ainda assim mantendo a consistência defensiva e gerindo a superioridade no marcador (34-23).

Um triplo de Cláudia Almeida a quatro minutos do intervalo ‘agitou’ as águas e logo depois Catarina Martins também pontuou, devolvendo ao parcial a diferença registada no arranque do quarto (39-23). A partir daí, as Leoas voltaram a crescer, chegando ao descanso com mais 17 pontos do que as visitantes (47-30).

O domínio verde e branco foi também evidente no terceiro quarto; tanto Luana Serranho quanto Sienna Durr fizeram o ‘gosto à mão’ nos ataques iniciais, permitindo às Leoas superar assim a marca dos 50 pontos (51-30). A três minutos do fim do terceiro período, as pupilas de João Pedro Vieira chegaram mesmo aos 28 pontos de vantagem (64-36), numa inequívoca fome de vencer que ficou definitivamente confirmada no quarto parcial.

Alavancado por uma vitória construída com 27 pontos à maior (82-55), o Sporting CP está agora de regresso ao patamar sonhado e merecido. "O teu lugar, grande Sporting CP, é aqui", cantaram as bancadas do Pavilhão João Rocha, com as Leoas a festejarem-no envoltas num enorme sentimento de felicidade e dever cumprido. 

Com a temporada ainda a decorrer, as Leoas visitam o SC Braga na próxima jornada, agendada para o dia 19 de Abril. 

Sporting CP: Ana Rua [C], Catarina Martins (7), Carolina Duarte (14), Mariana Pires (1), Cláudia Almeida (5), Luana Serranho (11), Emília Ferreira (12), Hannah Pratt (2), Filipa Cruz (16), Maria Oliveira, Sienna Durr (14) e Maria do Carmo. Treinador: João Pedro Vieira.