Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

2019/2020 começa para os juniores de andebol

Por Sporting CP
23 Ago, 2019

Arranque contou com o apoio de Thierry Anti

A pré-época da equipa de juniores de andebol do Sporting Clube de Portugal teve início esta sexta-feira, com os jovens Leões a treinarem no Multidesportivo de Alvalade.

Num ano diferente, tendo em conta as mudanças nos escalões de formação ditadas pela Federação de Andebol de Portugal, os juniores têm agora atletas mais jovens. A juntar a esse factor, o plantel vai ainda competir ao serviço da equipa B no Campeonato Nacional da Segunda Divisão. Para João Antunes, treinador do conjunto verde e branco, as perspectivas são positivas. "Vai ser uma boa época. Estamos a falar de atletas que subiram a juniores. Com esta subida de escalão imposta pela Federação  [de Andebol de Portugal], são atletas que só fizeram um ano de juvenis, mas que, curiosamente, vão jogar em juniores e em seniores [equipa B, Segunda Divisão] em 2019/2020. É o arranque e ainda faltam alguns atletas. Uns estão a trabalhar com a equipa principal, outros ainda não regressaram de férias. A equipa tem pernas para andar e tem atletas que já estão no Clube há muito anos", disse o técnico ao Jornal Sporting.

Sobre objectivos, João Antunes não escondeu que, no escalão de juniores, "tendo em conta a dimensão do Clube, a obrigação é fazer o máximo". "E o máximo implica estar na fase final e lutar pelo título. Nos seniores, é diferente. Eles vão apanhar homens que têm, se calhar, mais anos de andebol do que eles de vida. Vão ter de se adaptar à experiência e maturidade de jogo. Temos outros argumentos, como a velocidade ou a capacidade de sacrifício. O que pretendemos com a equipa B de seniores é aproximar a nossa formação à exigência do plantel sénior do Sporting CP. Quanto mais curta for a distância entre a formação e a equipa principal, melhor", acrescentou.

Antes do início do treino, Thierry Anti, treinador da equipa sénior, dirigiu algumas palavras aos atletas juniores. De acordo com João Antunes, a presença do treinador francês demonstra que os mais novos vão ter oportunidades se as merecerem. "O Thierry Anti desejou que eles se divertissem muito a jogar andebol e disse que as portas dos seniores estavam abertas, mas não escancaradas. Todos têm vontade de lá chegar, mas têm de o provar. As oportunidades estão criadas, agora tudo depende do trabalho, da vontade e da superação deles", concluiu.

João Pinto é um dos atletas que esteve presente no primeiro treino da temporada, assegurando que "foi um bom regresso". "Tivemos o nosso merecido descanso. Estamos de volta aos trabalhos com muito esforço para conseguirmos os nossos objectivos", começou por garantir.

O jovem Leão tem treinado também com a equipa principal, o que considera ser "uma grande responsabilidade" com "novas experiências e muita exigência". "A proximidade é muito boa. Nunca vi algo assim. As portas estão abertas, mas só para quem quer e para quem trabalha", disse ainda. João Pinto assegurou ainda que o objectivo é voltar a vencer o título nacional no escalão de juniores depois da conquista de 2018/2019.

Também José Guimarães, director do andebol do Sporting CP, fez questão de marcar presença. "Os juniores são um escalão que, para nós, é muito importante. É o final da formação e é onde se percebe se vão ou não ser jogadores. Vamos ter uma preparação com alguns compromissos. Para arranque, correu bem", frisou o dirigente. "Se não investirmos na formação, não vamos colher frutos e ter atletas nos seniores. No ano passado conseguimos ter muitos atletas nos seniores, quer no Campeonato Nacional como na EHF Champions League", contou.

Para José Guimarães, a proximidade entre equipa principal e formação é um sinal muito importante para os jovens jogadores dos Leões. "O Thierry Anti e o Rui Silva [treinador-adjunto da equipa sénior] são dois treinadores que gostam muito de trabalhar com atletas mais novos. É bom os jogadores perceberem que o Thierry Anti vai estar muito atento ao trabalho que vão desenvolver no escalão deles e que isso lhes pode proporcionar uma ida à equipa principal", finalizou.