Leões épicos estão nos oito melhores da Europa
06 Mar, 2025
Empate a 29 golos na casa do SPR Wisła Płock conseguido a três segundos do final
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal conseguiu mais um feito histórico para o Clube e para o desporto português, ao apurar-se esta quinta-feira, directamente, para os quartos-de-final da EHF Champions League, fruto do empate a 29 golos em casa do SPR Wisła Płock, da Polónia, na 14.ª jornada da fase de grupos da EHF Champions League.
À partida para o último jogo da fase de grupos (Grupo A), as contas eram fáceis de fazer: empate ou vitória do Sporting CP apuravam directamente a formação de Ricardo Costa, que num jogo épico, feito de vontade, superação e acreditar até ao fim, conseguiu empatar a três segundos para o final, depois de o conjunto Leonino ter andado praticamente sempre atrás no marcador.
A resistência psicológica da equipa Leonina foi colocada à prova mesmo até ao final e que parecia impossível, afinal tornou-se possível, pois a cerca de 30 segundos para o final da partida, o Sporting CP estava em desvantagem no marcador (29-28) e com a posse de bola na equipa polaca do SPR Wisła Płock.
Mas os Leões nunca desistem e, depois de uma extraordinária recuperação de bola de Gassama, a bola foi para Orri Þorkelsson, que isolado, bateu o guarda-redes da equipa da casa e empatou o jogo a 29 golos, resultado que lançou o delírio nas hostes Leoninas.
O empate a 29 golos deixa o Sporting CP directamente apurado para os quartos-de-final da mais importante competição europeia de clubes de andebol, feito pela primeira vez alcançado por uma equipa portuguesa na história no formato actual da EHF Champions League, o que equivale a dizer que a equipa Leonina é, desde já, uma das oito melhores equipas do continente europeu.
O Sporting CP esteve quase sempre atrás no marcador, com os Leões a terem problemas para suster Fazekas e Zarabec, dois centrais de muita mobilidade e que foram conseguindo furar a defesa Leonina.
No primeiro tempo, ainda houve empates até aos nove golos, mas sem nunca o Sporting CP estar na frente, até a equipa Leonina passar a estar em desvantagem de 13-9.
Martim Costa e Diogo Branquinho iam marcando golos que nunca deixarem de pôr o Sporting CP na corrida, com Gassama a marcar o 17-15, em contra-ataque que se registava ao intervalo, favorável ao SPR Wisła Płock.
No segundo tempo, a vantagem da equipa polaca não ia descendo dos três, quatro golos, até aos 21-18, com um bom golo de João Gomes, que apareceu em bons momentos no segundo tempo. Pelo meio, Pedro Martínez viu um cartão vermelho, para mais uma adversidade que tocou ao conjunto Leonino. Martim Costa fez o 21-19, em mais um sinal do inconformismo Leonino.
Grandes defesas de Alilovic, guarda-redes do SPR Wisła Płock, contribuíram para o 25-20 da equipa polaca com 13 minutos e quatro segundos jogados.
O Sporting CP nunca esmoreceu, foi acreditando, com Kristensen em grande estilo a defender remates aos seis metros dos polacos. A tarefa que parecia impossível aos 28-24, ficou cada vez mais possível com os grandes remates de Martim Costa e de Natán Suárez e as defesas de Kristensen.
O Sporting CP colocou-se a um golo de distância, aos 28-27 e aos 29-28, com Aly a defender um livre de sete metros, mas depois a ser assinalada uma falta atacante a Martim Costa. Faltavam menos de 30 segundos, a boa estava na posse dos polacos com 29-28, até que Gassama recuperou uma bola e passou a Orri Þorkelsson que marcou a três segundos do final, para a festa Leonina, numa equipa com fibra e carácter de grandes Leões.