Leão foi rei no Dragão Arena
12 Abr, 2025
Triunfo muito importante em casa do FC Porto
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, por 32-35 na deslocação ao recinto do FC Porto para a terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional.
Num clássico entre os dois primeiros classificados da prova, os Leões entraram com André Kristensen, Pedro Portela, João Gomes, Natán Suárez, Martim Costa, Orri Þorkelsson e Edy Silva.
Foi o FC Porto a inaugurar o marcador, com a primeira parte a ser pautada pelo esperado equilíbrio. Com muito poucas defesas dos dois guarda-redes no quarto de hora inicial, Edy Silva, Orri Þorkelsson, Pedro Portela e Natán Suárez começaram de mão quente.
Aos sete minutos, Martim Costa deu a primeira vantagem ao Sporting CP com um belo golo (4-5) e, mais tarde, começou a aparecer André Kristensen com várias intervenções de qualidade. Motivados pela exibição do guardião norueguês, os colegas continuaram a ser eficazes no ataque e estabeleceram um fosso de três golos quando Salvador Salvador, de muito longe, apontou o 9-12.
O FC Porto, no entanto, reagiu e não deixou o Sporting CP fugir. Mesmo com o regresso do Sportinguista Kiko Costa ao activo depois de lesão, tendo entrado a cerca de dez minutos do intervalo, os dragões foram recuperando e só não conseguiram empatar a 15 golos graças a uma tremenda defesa de André Kristensen.
Ainda assim, o empate registou-se mesmo a cerca de um minuto e meio dos 30, quando o Sporting CP estava com menos um (17-17). Ao intervalo, a divisão do marcador continuava a prevalecer, mas com 18-18.
André Kristensen voltou a aparecer no início do segundo tempo e tanto Orri Þorkelsson como Martim Costa, João Gomes, William Höghielm ou Mamadou Gassama alimentaram o equilíbrio no resultado.
Aos 42', Daymaro Salina viu o cartão vermelho e enfraqueceu o FC Porto, que, ainda assim, esteve na frente - com uma vantagem curta - durante alguns minutos.
Contudo, e novamente com um papel relevante de André Kristensen, o Sporting CP empatou e passou para a frente com dois golos consecutivos de Edy Silva (28-29).
A partir daí e até ao fim, só deu verde e branco no Dragão Arena, que contou com um grande apoio por parte dos Sportinguistas. Martim Costa e Kiko Costa aumentaram a diferença para três golos (28-31) e o FC Porto não conseguiu voltar a entrar na discussão pela vitória.
Salvador Salvador apontou mais dois golos, Mohamed Ali entrou para defender um livre de sete metros e, aí, já não havia dúvidas em relação ao vencedor. Os dois últimos tentos visitantes foram apontados por Kiko Costa e Martim Costa - melhor marcador do Sporting CP com oito golos.
O conjunto de Ricardo Costa passa a liderar a tabela classificativa de forma isolada e vai, na próxima jornada, visitar o SL Benfica. Contudo, o compromisso que se segue é em casa da AA Águas Santas para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Sporting CP: Edy Silva (4), Pedro Portela (3), Kiko Costa (4), Natán Suárez (1), Jan Gurri (1), Pedro Martínez, William Höghielm (2), Salvador Salvador [C] (5), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes (2), Christian Moga, Martim Costa (8) e Mohamed Ali [GR].