Ricardo Costa: "Demonstrar a ambição que temos de conquistar este título"
11 Abr, 2025
Campeões nacionais jogam em casa do FC Porto, sábado, às 18h30, para a 3.ª jornada da fase final do Campeonato.
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal mede forças com o FC Porto este sábado, na Dragão Arena, para o Campeonato e o técnico da formação Leonina, Ricardo Costa, lançou o olhar de antevisão ao jogo para os meios do Clube, reconhecendo a grande importância do encontro em casa da equipa azul e branca.
“Para o Sporting CP não existem jogos menos importantes, todos os jogos são importantes e felizmente, nós temos mostrado isso mesmo, quer na EHF Champions League, Campeonato, são raras as vezes em que nos é permitido perder e nós não gostamos de perder e não queremos perder. Sabemos da dificuldade que é jogar na Dragão Arena, perante um FC Porto com uma defesa muito agressiva, um andebol num 6x0 complicado muitas vezes de ultrapassar, mas nós cá estaremos para, com o nosso entusiasmo, com a nossa forma de jogar, com o nosso querer jogar rápido e colocar as nossas armas dentro do campo. É um jogo importante, não decisivo, mas nós estamos habituados a que todos os jogos sejam feitos para ganhar, é isso que nós queremos fazer e não fugimos à regra”.
O FC Porto ataca muitas vezes de sete contra seis e Ricardo Costa vê nisso uma circunstância do jogo à qual o Sporting CP quer dar a melhor resposta.
“Julgo que estamos preparados para essa faceta de jogo do FC Porto, não é a primeira vez que o FC Porto utiliza, utiliza quase sempre, temos de estar preparados: se o FC Porto é a melhor equipa do Mundo a jogar sete contra seis, nós se lhes queremos vencer e conquistar troféus, só temos um caminho que é o de sermos muito bons. Acho que ao logo destes quase quatro anos temos demonstrado isso. Existem momentos muito bons da nossa defesa e em que nos sentimos até cómodos a jogar sete para seis, desde várias situações com os nossos guarda-redes a ajudarem, a nossa defesa a condicionar o ataque, pese embora a superioridade numérica deles e a arma sempre perigosa que é o Salvador, por isso essa não é uma parte do jogo que nos amedronte. Sabemos que o FC Porto a executa bem, mas cá estaremos para responder da melhor forma”.
Ricardo Costa avaliou o momento actual do Sporting CP na Liga, já com duas vitórias em dois jogos na fase final. “Não estamos habituados ao longo da época a parar tanto tempo, temos sempre dois jogos por semana e nós até gostaríamos neste momento de estar a jogar mais do que temos jogado, mas entrámos bem nesta fase final, com duas vitórias que eram decisivas para nós, não podíamos falhar em nossa casa, julgo que o fizemos de forma convincente e a sair dos jogos com o sentimento de dever cumprido, agora é um jogo no Dragão, sabemos da dificuldade que é, mas cá estaremos para enfrentar o FC Porto”.
Ricardo Costa vê duas equipas com estilos de jogos um pouco diferentes: mais rápido o Sporting CP, mais de ataque planeado na ligação central com pivô do FC Porto e por isso a componente táctica será importante, entende o treinador, que projecta jogo decidido nos pormenores.
“Sabemos que o FC Porto tem um jogo assente no Rui Silva, na ligação do Rui com os pivôs, pivôs muito fortes e possantes na linha dos seis metros a conquistar posição, com o Gunnarsson e Valdés de características semelhantes, de atiradores de longa distância. Neste nível não há muito a esconder, nós também não temos muito a esconder, há que demonstrar a ambição que temos de conquistar este título, sabemos que serão jogos decididos no detalhe, provavelmente no último minuto, no último segundo, tem sido assim e vamos fazer tudo para que caia para o nosso lado”.
O técnico do Sporting CP também conta com os adeptos Sportinguistas para a concretização do desejado objectivo. “Se há elo de ligação que nos tem ajudado é o elo com os nossos adeptos, o oitavo jogador, especialmente o que temos vivido em nossa casa e sempre que vamos fora os nossos adeptos não nos têm falhado, por isso contamos com eles, com aqueles que puderem ir, os que não puderem que estejam a torcer por nós em casa e tenho a certeza de que vamos dar tudo por tudo para proporcionar mais uma alegria aos adeptos do Sporting CP”.