Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Só dependemos de nós e estamos completamente focados"

Por Sporting CP
11 Abr, 2025

Rui Borges na antevisão ao jogo com o CD Santa Clara

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, neste sábado, às 18h00 (PT Continental), nos Açores frente ao CD Santa Clara.

Na antevisão ao encontro da 29.ª jornada da Liga Portugal, Rui Borges falou num jogo difícil, sublinhando o desejo do Sporting CP de conquistar o bicampeonato e confirmou que Pedro Gonçalves poderá ir a jogo.

Condolências por Aurélio Pereira
“Antes de mais, gostava de deixar os meus sentimentos à família e amigos do senhor Aurélio, que foi uma pessoa muito importante não só no Sporting CP, mas no futebol português. Abriu o caminho em termos de scouting para aquilo que é o encontrar e desenrolar de vários e grandes jogadores”.

CD Santa Clara
“Vai ser um jogo difícil, num campo difícil, frente a uma equipa que está a fazer um grande campeonato, que é muito competitiva, muito bem organizada, das que menos remates permite à sua baliza, muito forte e muito agressiva na transição, que é a que faz mais faltas no campeonato e isso demonstra a competitiva do CD Santa Clara nesse sentido. Tem jogadores muito fortes, principalmente no último terço, onde a qualquer momento pode criar desequilíbrios. Por isso, temos de ir preparados, estar cientes de que temos de ser muito competitivos para defrontarmos esta equipa e depois, claro, continuarmos a ser aquilo que temos sido. Um Sporting CP com tranquilidade, capacidade, qualidade individual e, em alguns momentos, colectiva para sermos melhores do que o CD Santa Clara”.

Conrad Harder
“Para mim é um não assunto. Podia ter usado outras palavras para falar, mas jamais foi num tom de crítica. Foi no desenrolar de perguntas em que estava apenas a justificar, naquele momento, se ele entrasse para extremo, que não é a posição dele. Naquele momento precisávamos de jogadores que ficassem com a bola, tranquilizassem mais o jogo e ele é um jogador mais de transição, intensidade e velocidade. Jamais foi em tom de crítica, ainda que pudesse ter utilizado outras palavras. A reacção dele foi boa, normal, a treinar feliz e alegre. Tive uma conversa com ele, mas ele conhece bem o treinador, sabe bem o que o treinador pensa e quer dele, que tenho carinho para com ele e para com todos. Por isso, está tudo supertranquilo nesse sentido. A conversa foi apenas e só para ele não sentir isso como uma crítica, mas isso jamais seria”.

Liderança perdida
“Sou um treinador super motivado e muito confiante para a recta final do campeonato. Em três meses e meio foi a primeira vez que perdemos a liderança, por isso jamais pensaria de outra forma. Estou muito optimista e confiante com o futuro e a equipa também. Estamos na luta pelo título e só dependemos de nós”.

Segunda parte com o SC Braga
“O SC Braga teve um remate enquadrado com a nossa baliza na segunda parte, que foi o golo, e na primeira parte teve outro. A posse de bola é muito subjectiva. Penso que somos a segunda equipa com mais posse de bola na Liga e na era Rui Borges a média ronda os 53/54%. Somos a equipa que mais remates enquadrados faz, que menos remates concede, a que tem maior eficiência no passe, somos a segunda ou terceira que tem mais acções defensivas no meio-campo ofensivo e acho que isso responde às quebras na segunda parte de que vocês falam”.

Jogadores dão-lhe conforto
“Todos os jogadores do Sporting CP me dão conforto. Como disse, eles têm sido fantásticos no comportamento e compromisso e com o SC Braga também o foram. Fomos muito melhores na primeira parte, muito pressionantes, mas é normal não termos 90 minutos com essa intensidade, até porque vínhamos de uma meia-final da Taça de Portugal onde vários jogadores fizeram os 90 minutos. Sobre a finalização, falta acertar mais na baliza e fazer mais golos. Temos feito vários remates e no último jogo também fizemos, mas faz parte. Eu digo-lhes para errarem muito e eles erram e eu assumo a culpa de todos os erros dos meus jogadores, seja defensiva seja ofensivamente. Só nos faltou maior concentração naquele momento do golo, mas o futebol é mesmo assim”.

Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita
“O Pote está convocado, mas vamos ver até que ponto pode dar contributo à equipa e quanto tempo. Esteve muito tempo parado e vai ter de ser uma gestão feita entre todos. (...) O Morita não está convocado”.

Bicampeonato
“O meu pensamento é ser campeão nacional. (...) As tropas estão reunidas desde os primeiros dias. Por tudo aquilo que já passámos, como tenho dito, os jogadores têm dado uma resposta fantástica. Não há nada a apontar-lhes. Eles estão bem cientes e comprometidos com o objectivo, que é sermos bicampeões. (...) Estamos pressionados desde a primeira jornada. Perdemos o primeiro lugar, mas dependemos apenas de nós e estamos completamente focados até ao final”.