Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Demonstração de força em Oliveira de Azeméis mantém liderança

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Segunda parte de luxo para golear a UD Oliveirense (1-5)

Para voltar ao caminho das vitórias, a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu a UD Oliveirense por 1-5, este sábado, na partida da 23.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional, disputada num preenchido Pavilhão Dr. Salvador Machado.

Um triunfo esclarecedor e muito importante numa deslocação sempre exigente, onde, aliás, o Sporting CP não vencia desde Fevereiro de 2020. Desta vez, uma segunda parte a roçar a perfeição acabou por descomplicar o jogo e os Leões continuam a liderar a classificação, agora com 58 pontos - mais um que SL Benfica e FC Porto - quando faltam apenas três jornadas para o fim da primeira fase.

Neste regresso a uma casa que foi sua na temporada passada, Edo Bosch lançou um cinco inicial constituído por Ângelo Girão, Gonzalo Romero, Alessandro Verona, João Souto e Toni Pérez, e os Leões começaram determinados a atacar – com perigo – e também a defender, tendo resistido a uma inferioridade numérica precoce.

Depois, o equilíbrio de forças foi total, com as duas equipas a mostrarem porque são, a par, as duas menos batidas da prova – mérito também dos dois guarda-redes -, mas a dez minutos do intervalo uma desatenção Leonina bastou para que a equipa da casa – cimentada no quinto lugar - inaugurasse o marcador. Uma perda de bola acabou por lançar Diogo Abreu para o contra-ataque do 1-0.

Ainda assim, o Sporting CP cresceu e só não respondeu imediatamente porque, primeiro, Facundo Navarro e, a seguir, o guardião Xano Edo evitaram a hipótese do empate, ambas vezes a Facundo Bridge. No entanto, o 1-1 chegou mesmo, a cinco minutos do fim da primeira parte, graças uma excelente bola tensa de ‘Nolito’ para o desvio certeiro de Toni Pérez ao segundo poste.

Agora claramente por cima no jogo, os Leões aproveitaram o embalo ofensivo e podiam ter ido a vencer já para o intervalo, porém Bridge voltou a ser muito infeliz no momento da finalização: depois de já ter acertado no ferro, uma intercepção fortuita negou-lhe um golo de meia-distância que parecia certo.

Uma tendência que, apesar da insistência verde e branca, parecia que se ia manter no início da segunda parte, onde o poste e Xano Edo voltaram a adiar a reviravolta no marcador. Adiar, mas não evitar, porque - tal como a UD Oliveirense no 1-0 – o Sporting CP soube aproveitar um erro adversário e, num contra-ataque a toda a velocidade, Roc Pujadas apontou o 1-2, dando início a uma segunda parte de alto nível.

Desta vez, o conjunto de Oliveira de Azeméis também entrou ameaçador no ataque, mas valeu Girão – em grande - ao Sporting CP sempre que foi chamado a intervir. Aliado a isso, a eficácia Leonina veio ao de cima pelo stick de Romero. Primeiro, o todo-o-terreno argentino castigou a décima falta local e, de forma exímia no 1v1, ampliou a vantagem, mas não se ficou por aqui e, a dez minutos da última buzina, fez o 1-4 com uma stickada que surpreendeu o guarda-redes adversário.

Enquanto a UD Oliveirense sentiu o golpe, os Leões de Edo Bosch continuaram a interpretar o jogo na perfeição e mais um contra-ataque deu em mais um golo de Roc Pujadas. Estava dada a ‘machadada’ no encontro e confirmada uma vitória muito importante – foi o quinto jogo seguido sem vencer da formação de Oliveira de Azeméis.

Não podia ter sido melhor a resposta dos Leões após derrota em casa com o OC Barcelos (1-3) na jornada anterior. O Sporting CP continua, assim, a liderar a corrida pelo primeiro lugar na fase regular e na próxima jornada - a antepenúltima - recebe o Riba d' Ave HC no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Guilherme Caetano, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Lourenço Soares [GR]