Desaire na recepção ao OC Barcelos
06 Abr, 2025
Hóquei cede derrota mas mantém liderança (1-3)
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu este domingo com o OC Barcelos (1-3) em jogo da 22.ª jornada da fase regular do Campeonato. Apesar do desaire, os Leões de Edo Bosch mantêm-se na liderança da prova com mais um ponto do que o segundo classificado.
Para esta partida, o técnico verde e branco apostou num 5 inicial com Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Alessandro Verona, Nolito Romero e Toni Pérez – e, ainda antes do apito inicial, os dois últimos foram ovacionados por todos os Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha; o espanhol pelos 300 jogos disputados de Leão ao peito, o argentino por ter chegado às 250 partidas ao serviço do Clube.
Conforme esperado, os primeiros minutos foram de notório equilíbrio, com as equipas a encaixarem-se no rinque e a jogar maioritariamente longe das balizas. O primeiro sinal de perigo soou aos 10’, mas tanto o remate quanto a recarga de João Souto foram facilmente travados por Constantino Acevedo.
Um minuto depois, também Roc Pujadas esteve muito próximo de inaugurar o marcador, mas o remate do avançado Leonino embateu com estrondo no poste da baliza defendida pelos barcelenses.
Ambos os lances foram, contudo, uma miragem num deserto de ideias que só aos 18’ voltou a ser regado pelo stick do homenageado Gonzalo Romero, a conseguir fazer a bola passar pelo canto da agulha, entre o poste e Constantino Acevedo.
O tento Leonino teve o condão de abanar um jogo até então morno. Reagindo quase de imediato, o OC Barcelos empatou aos 21’ por Pol Manrubia, na sequência de um ataque rápido pela esquerda.
Os visitantes consumariam mesmo a reviravolta dois minutos depois: após uma falta antidesportiva, João Souto viu um cartão azul e Ângelo Girão defendeu o livre directo a Miguel Rocha. Já na recarga o guardião verde e branco nada pôde fazer para evitar o segundo golo visitante.
Após o intervalo, os Leões voltaram com fome de golo e determinados a empatar a partida, mas encontraram pela frente a muralha Constantino Acevedo, que conseguiu adiar a resposta do Sporting CP. Aos 34’, por seu turno, foi a vez de Ângelo Girão surgir em bom plano e negar o 3-1 ao OC Barcelos.
Os Leões foram tentando contrariar a óbvia desinspiração colectiva com um também ele visível esforço no rinque, mas nada parecia correr bem; aos 35’, após a décima falta do OC Barcelos, Nolito Romero não conseguiu transformar em golo o respectivo livre directo, e aos 43’ os visitantes aumentaram mesmo a vantagem por Vieirinha.
A um minuto do fim da partida, Ângelo Girão voltou a encher a baliza e a negar o bis a Miguel Rocha, que de livre directo não conseguiu enganar o guarda-redes do Sporting CP. Na sequência, também Alessandro Verona não conseguiu converter um penálti e o resultado não mais sofreu alterações.
Apesar do desaire, os Leões estão já focados na visita à UD Oliveirense, agendada para o próximo sábado, 12 de Abril, às 18h00.
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], João Pina, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo ‘Nolito’ Romero (1) e Lourenço Soares [GR]. Treinador: Edo Bosch.