Clássico (com muitos cartões) termina empatado
27 Abr, 2025
3-3 com golos de João Souto, Nolito Romero e Roc Pujadas
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou a três golos, neste domingo, diante do FC Porto em jogo da 25.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional disputado na Dragão Arena.
Penúltima ronda desta fase da prova, com os Leões a terem o objectivo de vencer e manter o primeiro lugar na tabela, já depois de o SL Benfica ter passado para a frente ao início da tarde, mas sem sucesso, apesar da vontade e daquilo que fizeram em campo.
Além de ser um clássico, esta partida tinha tudo para ser intensa e foi, do início ao fim, ficando marcada também por uma série de cartões azuis mostrados num critério muito apertado da dupla de arbitragem. Nos primeiros minutos foi o FC Porto a ser mais penalizado, a seguir foi o Sporting CP com o registo a terminar em 2-4 em cartões azuis e ainda um vermelho para Ângelo Girão.
Ainda assim, ambas as equipas foram sabendo reagir a isso e a equipa da casa até abriu o marcador aos 15 minutos, num remate de longe de Gonçalo Alves, quando estava em inferioridade numérica.
Antes disso, Nolito Romero tinha tido a oportunidade de adiantar os Leões, num livre directo, mas Xavi Malián levou a melhor. Quem não marca, sofre e foi o que aconteceu, mas o Sporting CP não ficou muito tempo em desvantagem.
Apenas dois minutos depois do 1-0, João Souto fez o empate num remate cruzado desde a esquerda. Toni Pérez já estava ao segundo poste para encostar, mas não foi preciso: o remate do internacional português entrou disparado e para surpresa do guardião azul e branco.
Até ao intervalo, manteve-se o empate no marcador e também no registo de cartões azuis (2-2). Hélder Nunes e Telmo Pinto foram admoestados antes dos 15 minutos, Nolito Romero e Alessandro Verona foram-no nos últimos dez da primeira parte.
A segunda metade começou depois de forma idêntica, com Toni Pérez a ver também o cartão azul depois de ter atingido ao de leve os patins de Gonçalo Alves. O FC Porto a beneficiar então de um livre directo e a fazer o 2-1 pelo stick de Carlo di Benedetto.
No entanto, a vantagem azul e branca voltou a durar muito pouco, com a resposta verde e branca a chegar apenas três minutos depois. Alessando Verona em zona central entregou a Nolito Romero, na direita, e o argentino na cara de Xavi Malián rematou cruzado e certeiro.
Jogo de novo empatado e com o Sporting CP a dar a cambalhota no marcador a pouco mais de dez minutos do apito final, desta vez por Roc Pujadas. O ex-jogador azul e branco a colocar os Leões em vantagem num remate cruzado desde a direita, mesmo com a visibilidade reduzida por dois adversários e por João Souto.
Estava bom e aberto o jogo, prevendo-se nova mexida no marcador e assim foi, com o FC Porto a empatar pouco depois, através de Rafa Costa.
A cinco minutos do final, e já depois de Rafa Bessa ter atirado ao ferro, a formação da casa teve a oportunidade de passar para a frente, numa grande penalidade, após queda de Carlo di Benedetto e cartão azul a Ângelo Girão, mas Zé Diogo Macedo segurou o resultado.
O capitão e guarda-redes Leonino poderia então regressar ao jogo após dois minutos, mas já não voltou porque, após a defesa de Zé Diogo Macedo, viu cartão vermelho por palavras dirigidas à própria desde o banco e o Sporting CP ficou assim a jogar em inferioridade até ao final do jogo.
Ainda assim, os Leões souberam igualar a pressão azul e branca em superioridade e o marcador não voltou a mexer.
Na última jornada do campeonato, o Sporting CP recebe o GRF Murches, mas antes disso joga a final four da Taça de Portugal, tendo jogo marcado para a próxima quarta-feira frentre ao SL Benfica (meia-final).