Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Pedro Portela de regresso a Alvalade

Por Sporting CP
29 Jun, 2023

Internacional português é o primeiro reforço do andebol para 2023/2024

Pedro Portela está de regresso a uma casa que bem conhece. O experiente ponta-direita de 33 anos, que representou o Sporting Clube de Portugal durante onze épocas, entre 2007 e 2018, antes de se transferir para França, é o primeiro reforço da equipa de andebol do emblema de Alvalade para a temporada 2023/2024, juntando-se assim ao plantel liderado por Ricardo Costa. 
 
“Não podia estar mais contente por voltar a um clube em que fui muito feliz e no qual joguei onze anos, esta é a minha casa. Estou desejoso que comece a nova época, quero deixar uma palavra aos Sportinguistas e dizer que vamos lutar por todas as competições. Tenho acompanhado bastante esta equipa e estou feliz por juntar-me a um projecto ambicioso que quer ganhar títulos”, começou por afirmar em declarações aos meios de comunicação do Clube.
 
“Chego focado em ajudar um grupo unido e jovem, com vontade de trazer de volta o troféu de Campeão Nacional. Sou um jogador ambicioso, que gosta de ganhar títulos, e espero começar o meu regresso como acabei a primeira passagem pelo Sporting CP”, atirou, ele que se despediu do Clube em 2018 como Campeão Nacional (título que também conquistara em 2016/2017), após já ter ganho duas EHF Challenge Cup, três Taças de Portugal e uma Supertaça pelos Leões.
 
“Os dois Campeonatos Nacionais que conquistámos [foram os momentos mais especiais dessa primeira passagem aqui], porque era um título que o Clube não ganhava há alguns anos. Foram ambos marcantes, mas mais o segundo por ter sido na primeira época do Pavilhão João Rocha”.
 
 
Após deixar Alvalade, Pedro Portela rumou ao Tremblay HB, de França, antes de se transferir depois para o HBC Nantes, onde venceu uma Taça de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
 
“Na altura saí para um clube que tinha ambições diferentes do Sporting CP, que lutava para não descer. Joguei três anos no Tremblay HB e conseguimos não descer, mas depois veio a COVID e estive muito tempo parado. Ainda assim, tinha a ambição de jogar num clube europeu de topo, foi por isso que fui para França. Tive a oportunidade de jogar dois anos no HBC Nantes, pelo qual ganhei três títulos e faltou um pouco para conquistar o campeonato, estivemos perto este ano”.
 
Pelo meio, foi também uma peça fundamental no seio da selecção nacional, pela qual disputou várias grandes competições. “Nestes cinco anos joguei um Europeu, dois Mundiais e uns Jogos Olímpicos. Espero jogar mais, mas depende do meu trabalho. Foram cinco anos espectaculares, mas já estou focado neste novo passo pois espero ser muito feliz”, disse, visivelmente satisfeito, considerando que regressa “mais experiente, mas com a mesma ambição e forma de trabalhar”.
 
“Estou focado no que realmente é importante, que são os objectivos do Clube. Gostei bastante de estar fora, deu-me o que precisava porque ganhei experiência num campeonato e em clubes muito exigentes, mas agora regresso mais velho, mais maduro e com vontade de ajudar”, frisou.
 
 
Apesar da sua passagem pelo estrangeiro, Pedro Portela revelou que conhece bem e tem acompanhado o plantel e o projecto que vai integrar. “É uma equipa jovem, com muita ambição e jogadores de muita qualidade. Prova disso foi a eliminatória contra o Montpellier HB, na época passada, em que demonstrou muita qualidade e ambição. Quer seguir em frente em todas as competições e isso é um exemplo do que o Clube é hoje. Quero entrar nesse espírito”, garantiu.
 
O internacional português revelou também já ter conversado com alguns jogadores do grupo. “Deixei aqui amigos e já falei com alguns dos meus futuros colegas, disseram-me bem do projecto e do espírito da equipa. Enquadro-me perfeitamente neste novo projecto”, assegurou, mostrando-se entusiasmado para trabalhar com o técnico Ricardo Costa: “É um treinador que tenta transmitir à equipa aquilo que foi enquanto jogador, está a fazer um excelente trabalho”.
 
A fechar, o novo número 4 do conjunto verde e branco destacou a vontade que sente de poder voltar a pisar o Pavilhão João Rocha e rever os Sportinguistas. “É um sentimento muito bom quando se começa um jogo com o mítico hino do Clube, estou ansioso. Que venha Setembro porque vou dar tudo de mim, espero que possamos conquistar o título de Campeões Nacionais”.
 
 
Também o director do andebol Leonino, Carlos Carneiro, esteve presente no momento da oficialização do acordo, mostrando-se “muito contente” pelo regresso de um atleta que conhece “bem” e com o qual partilhou o balneário durante três épocas no Sporting CP, de 2015 a 2018. 
 
“Quando surgiu a oportunidade de contratar o Pedro achámos que era a pessoa ideal para a posição específica de ponta-direita. Regressa um jogador muito mais maduro e experiente, a sua qualidade é inegável. Vem equilibrar a juventude com alguma experiência, o que achamos ser importante. Conheço-o muito bem dentro e fora do campo, sei que vai ser uma extensão não só do treinador, mas também de toda a estrutura para passar os valores do Clube”, frisou. 
 
“Sempre foi um exemplo dentro e fora de campo, é o que costumo chamar um relógio suíço. Treina e joga sempre a 200% com uma qualidade muito alta. Estamos muito contentes pela vontade dele e por tê-lo connosco porque abdicou de algumas coisas para regressar”, concluiu.