Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Supertaça de andebol já está no Museu Sporting

Por Sporting CP
28 Ago, 2024

Troféu entregue pelo grupo de trabalho e pelo presidente Frederico Varandas

A Supertaça de andebol está desde esta quarta-feira nas vitrines do Museu Sporting. É o quinto troféu nesta competição e foi alcançado no último domingo, após a vitória na grande final, frente ao SL Benfica, por 37-21.

Aos meios de comunicação do Clube, alguns dos protagonistas da conquista deram conta das emoções vividas no último fim-de-semana na Póvoa do Varzim que culminaram na quinta Supertaça do historial.

“É certo que é um momento importante para nós. Vimos de uma época marcante para o Clube e temos também essa pressão positiva de saber se somos capazes, não digo só de repetir, mas de continuarmos na senda dos títulos. Acho que o fim-de-semana que passou foi se calhar o início que nós queremos muito e desejamos que é fazer outra época de sucesso”, começou por referir Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting CP, completando com a importância de mais um título para os Leões: “Para nós era muito importante entrarmos bem, digo sempre aos nossos atletas que trabalhamos para este dia, para virmos entregar os troféus que conquistamos ao Museu. Dedicamo-nos muito, eles [jogadores] dedicam-se muito, trabalham muito e tudo isso faz sentido quando é culminado com este dia, com a entrega deste troféu, que é muito importante para nós, não só por esta época, mas por aquilo que temos vivido e queremos continuar a somar títulos. Este era de facto importante”.

O treinador da equipa de andebol do Sporting CP assinalou também que o primeiro troféu da temporada dá ainda mais alento para 2024/2025. “É uma época em que teremos de ser muito fortes, vamos jogar uma competição como a Liga dos Campeões, que será altamente desafiante para nós. Quero dizer ainda que apesar de ter sido uma vitória por muitos golos [37-21], o SL Benfica continua a ser um grande adversário, tal como o FC Porto, e vão discutir os troféus connosco. Esta época é exigente para nós porque vamos ter uma prova em que há muito tempo não competíamos, sabemos da dificuldade. Vamos jogar contra os melhores do Mundo e não podemos pensar que já somos os melhores do Mundo. Podemos ter é uma época de grande exigência e era importante começarmos a não criar dúvidas a nós próprios e a entrar desta forma, que foi muito importante para nós”.

Chegar, ver e vencer é também importante para os jogadores que acabaram de chegar, frisou Ricardo Costa. “Eles [reforços] já sabem que o Sporting Clube de Portugal é muito grande. Muitos deles jogaram contra nós e sabem. Agora sentir na pele e usufruir do momento positivo do andebol do Sporting CP, do clube em si, eles sentem isso. A forma como estão em campo e em tão poucas semanas contribuíram de forma decisiva, é todo um espírito que nós temos de preservar, de fazer por manter. Eles vêm com esse desejo de acrescentar qualidade, fazem-no de uma forma muito importante e acredito que vão sentir na pele a grandiosidade deste Clube”.

“A Supertaça é um troféu desafiante para nós, muitos sócios pedem-nos e querem uma época como a anterior e se nós não tivéssemos ganho este troféu, de certeza que não seria uma época igual à anterior, mas diria também que todas as épocas são diferentes. Esta é uma época especial por causa da Liga dos Campeões, mas volto a dizer que o mais importante é conquistarmos o Campeonato Nacional. Por isso, deixar aqui uma palavra aos Sócios, aos Sportinguistas, que se juntem a nós, desfrutem desta equipa e todos juntos vamos, com certeza, ser muito fortes esta época”.

Um dos reforços da equipa de andebol do Sporting CP para a nova temporada é o guarda-redes Mohamed Aly, que notou a importância de entrar a ganhar no Clube. “Para mim é muito bonito estar aqui no Museu e colocar aqui um troféu ganho pelo Sporting CP, é o primeiro troféu que ganho na Europa, onde já jogo há alguns anos. Foi a primeira vez que ganhei e foi pelo Sporting CP”, disse o internacional egípcio aos meios de comunicação do Clube. 

O guarda-redes realçou a grandeza do Sporting CP e a possibilidade de já estar na história do Clube. “Não esperava ver tantos troféus e taças de campeões, todos estes troféus do Sporting CP. Sei que é um grande clube, mas não esperava tanto. Quando entrei no Museu disse ‘Uau, há tanta coisa aqui’. É um bom sentimento ter contribuído e termos ganho a Supertaça. Já tinha entrado aqui antes e agora é algo de fantástico”, observou.

Aly projectou a temporada 2024/2015. "Será uma época dura, mas estamos preparados para jogar esta época. Sabemos que não vai ser fácil jogar a Liga dos Campeões, o campeonato e a Taça de Portugal. Teremos de estar muito concentrados, especialmente nos jogos do campeonato, e teremos jogos importantes na Liga dos Campeões contra as melhores equipas da Europa, mas vamos encarar os jogos passo a passo, é melhor ir degrau a degrau até ao final”.

Mamadou Gassama, ponta direito da equipa Leonina, frisou o significado de a equipa manter, com a conquista da Supertaça, a dinâmica vencedora de 2023/2024. “Estou muito contente, é um orgulho vir aqui ao Museu porque sempre que vimos é porque fizemos algo de bonito. E para nós também é importante porque os últimos títulos que ganhámos estão aqui e é bom recordar tudo o que fizemos no passado. O presidente tem uma sintonia connosco que para nós é muito importante e ele estar aqui para falar connosco é uma motivação para seguirmos em frente”.