Despedida em beleza de 2024
18 Dez, 2024
Campeões nacionais venceram ABC de Braga por 38-29 no último jogo do ano civil
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta quarta-feira o ABC de Braga por 38-29, na 18.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Um triunfo indiscutível, com solidez defensiva (10 golos sofridos nos primeiros 30 minutos diante do conjunto bracarense), com o Sporting CP a apresentar várias boas soluções ofensivas, com golos variados, entre a primeira e a segunda linhas (pontas e pivô a ligarem bem com os meias-distâncias).
A primeira linha Leonina começou por ser formada por Jan Gurri como central, João Gomes na lateral direita e Martim Costa na lateral esquerda e foi Martim Costa a marcar o primeiro golo, num dos já famosos remates do recentemente eleito melhor jogador jovem da Europa.
Com uma defesa 6x0 profunda, o Sporting CP foi limitando ao máximo as acções ofensivas dos bracarenses, que ainda resistiram ao ritmo até aos 3-3. Gurri com um grande golo num remate em ‘rosca’ fez o 4-3 3 e até aos 6-3 foram precisos 7’40 minutos de jogo, com um livre de sete metros de Orri Þorkelsson, que depois bisou para 7-3, novamente pelo mesmo meio.
Com 9-4 no marcador e 11’20 minutos jogados, o Sporting CP já dobrava a marcação da equipa de Braga e pelo tempo fora foi sendo assim. Os 10-5 aos 12’12, num golo de Gassama e os 12-6 aos 15’34 golo de Diogo Branquinho reforçavam a supremacia dos campeões nacionais.
Apesar de uma fase um pouco conturbada no jogo, com uma exclusão de dois minutos a Francisco Costa – troca de palavras? e de mais algumas faltas a jogadores Leoninos que ficaram por assinalar, certo é que o Sporting CP apresentou óbvia superioridade e chegou ao intervalo na frente por 19-10, com o guarda-redes André Kristensen a subir de nível com o decorrer dos minutos e a fazer boas defesas aos seis e nove metros.
No segundo tempo, Salvador Salvador começou com a mão quente – dois golos nos dois primeiros remates – mas o ABC voltou a ficar com nove golos de desvantagem. A diferença só ficou desfeita mais para cima do lado Leonino aos 23-12, com cinco minutos jogados no segundo tempo.
Já parecia certa a vitória do Sporting CP, dada a diferença no marcador, até porque com mais de metade do segundo tempo, o Sporting CP vencia por 28-20.
Com o marcador controlado, houve tempo para a utilização em simultâneo dos dois centrais – Natán e Gurri e ainda para a presença em campo ao mesmo tempo de três canhotos – Pedro Portela, João Gomes e Francisco Costa.
Soluções certamente para tirar boas ilações por parte da equipa técnica de Ricardo Costa, até pela velocidade de execução que esta proposta táctica de jogo permitiu, num triunfo final da formação verde e branca por 38-29, no último jogo do ano civil de 2024 por parte dos campeões nacionais, que voltam a competir a 6 de Fevereiro de 2025, para a Taça de Portugal, frente ao Académico do Funchal.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (3), Francisco Costa (6), Natán Suárez (1), Jan Gurri (3), Pedro Martínez (1), William Höghielm (1), Salvador Salvador [C] (5), Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (1), João Gomes (3), Christian Moga, Martim Costa (5), Mohamed Aly [GR].