Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Leoas terminam primeiro dia com 23 pontos de avanço

Por Jornal Sporting
16 Jul, 2016

Equipa feminina lidera Campeonato Nacional de Clubes, conjunto masculino em segundo lugar

A equipa feminina do Sporting CP terminou o primeiro dia do Campeonato Nacional de Clubes com um total de 84 pontos, mais 23 do que o Juventude Vidigalense. Assim, as leoas partem para o segundo e último dia em clara vantagem para a revalidação do título, que seria o 21.º nos últimos 22 anos. Já o conjunto masculino terminou o dia na segunda posição com 64 pontos, menos dez do que o líder SL Benfica. 

A primeira prova do dia foi logo arrebatada por Vânia Silva no lançamento do martelo, com a marca de 58,53 metros assegurada no terceiro ensaio. Era apenas o mote para o que se seguia. David Lima correu os 100 metros - já que Francis Obikwelu não participou por ter pior marca este ano que David Lima e pelo seu companheiro de equipa estar em melhor forma -, e apesar de ter cortado a meta exactamente com o mesmo tempo de Ancuiam Lopes (10,57 segundos), a vitória foi decidida pelo photo-finish, cronometrada ao milésmo de segundo, e atribuída ao atleta do Juventude Vidigalense.

No entanto, tal não impediu que a parada de vitórias continuasse. Irina Rodrigues confirmou o seu claro favoritismo ao vencer o lançamento do disco com 57,36 metros, deixando a 2.º classificada, Juliana Pereira do SL Benfica, a quase 13 metros de distância. Cátia Azevedo, nos 400m; João Vieira, nos 5000m marcha; Vitória Oliveira, nos 3000m marcha; Anabela Neto, no salto em altura; e as equipas (masculina e feminina) das estafetas 4x100m; contribuíram para o acumulado de pontos do Clube. Na estafeta masculina participaram Ernane Silva, David Lima, Miguel Sambé e Francis Obikwelu. Na feminina correram Sofia Duarte, Lorene Bazolo, Carla Tavares e Olímpia Barbosa que, com a marca de 44,85 segundos, ficaram muito perto de bater o recorde nacional, fixado nos 44,70s.

As últimas duas provas do dia, os 5000 metros masculinos e femininos, alinharam pela abertura das provas de Vânia Silva. Eduardo Mbengani foi melhor que o benfiquista Tiago Costa, vencendo a corrida com o tempo de 14.24,61m. Nos femininos, a estrela foi a nova campeã europeia da meia-maratona, Sara Moreira. Com um tempo bastante animador para a distância, Sara mantém as sensações que lhe valeram o títutlo europeu, contribuindo assim para o domínio leonino no panorama do atletismo feminino nacional.

Carlos Silva, coordenador técnico do Sporting CP, explicou o primeiro dia de provas: "Tivemos que fazer umas adaptações na equipa feminina, mad continuamos a dominar. Estamos bem lançados para renovar o título, basta mantermos este rumo. Nos masculinos há um certo sabor agri-doce. Podíamos ter feito um bocadinho mais. Não ficámos aquém das expectativas, até porque esta é uma equipa em construção. Mas estamos a 10 pontos do líder e como temos margem de crescimento, se não houver mais percalços, podemos recuperar a tempo".

Confira os resultados dos atletas leoninos de hoje.

Martelo

1.º Vânia Silva (58,53m)

100m masculinos

2.º David Lima (10,57s)

Lançamento do disco

1.º Irina Rodrigues (57,36m)

400m

3.º Sandy Martins (48,83s)

Salto em altura

1.º Anabela Neto (1,72m)

Salto em comprimento

2.º Shaina Mags (6,15m)

400m

1.º Cátia Azevedo (53,09s)

Salto com vara

4.º Gonçalo Uva (4,18m)

1500m

5.º Samuel Freire (4.15,16m)

Lançamento do peso

3.º Edujosé Lima (14,41m)

1500m femininos

3.º Susana Godinho (4.46,16m)

5000m Marcha

1.º João Vieira (20.23,70)

3000m Marcha

1.º Vitória Oliveira (13.20,52m)

3000m Obstáculos

2.º Solange Jesus (10.53,16m)

Lançamento do dardo

2.º Luís Almeida (67,19m)

Estafeta masculina 4x100m

1.º Sporting CP (41,04s)

Estafeta feminina 4x100m

1.º Sporting CP (44,85s)

5000m masculinos

1.º Eduardo Mbengani (14.24,61m)

5000m femininos

1.º Sara Moreira (15.35,00m)