Leões e Leoas brilham nos Campeonatos de Portugal
29 Jul, 2023
Nove títulos nacionais no primeiro dia
O Sporting CP foi o clube com mais atletas no 1.º lugar, ao final do primeiro dia dos Campeonatos de Portugal de Atletismo, que acontecem este fim-de-semana em Braga.
Foram nove os títulos de atletas do Sporting CP nesta competição, que distingue os melhores de Portugal a nível individual.
Grande destaque para Liliana Cá, atleta do lançamento do disco, que bateu por duas vezes o recorde dos Campeonatos de Portugal no concurso, tendo conseguido a melhor marca com o registo de 63 metros e 16 centímetros.
Também o Sportinguista Omar Elkhatib bateu o recorde dos Campeonatos de Portugal nos 400 metros planos com o tempo de 45 segundos e 71 centésimos, marca que lhe valeu o título de campeão de Portugal e que passa ainda a ser recorde nacional de sub-23. Nos 400 metros, mas no sector feminino, outro triunfo Leonino: Cátia Azevedo conquistou pela 9.ª vez o título nacional individual, com o tempo de 52 segundos e 37 centésimos.
Ainda em femininos e na distância mais curta – os 100 metros -, Lorene Bazolo superou toda a concorrência e revalidou o título nacional na prova de velocidade pura. Na eliminatória de acesso à final, Lorene Bazolo já tinha batido o recorde dos Campeonatos de Portugal, ao terminar a prova com o tempo de 11 segundos e 23 centésimos. Na estafeta feminina de 4x100 metros, mais um sucesso verde e branco com o quarteto constituído por Ana Sofia Alves, Beatriz Andrade, Lurdes Oliveira e Patrícia Rodrigues a ‘disparar’ para o tempo final de 47 segundos e 9 centésimos.
Por sua vez, Laura Taborda somou o primeiro título nacional individual na prova de 3 mil metros obstáculos, com o tempo de 10 minutos 14 segundos e 89 centésimos, numa corrida que dominou com categoria praticamente do início ao fim.
Igualmente de realçar o 10.º título nacional consecutivo de Anabela Neto no salto em altura, com a marca de 1 metro e 77 centímetros, enquanto Salomé Afonso teve novo desempenho de elevado nível que culminou na vitória e título nacional na prova de 1500 metros, com o tempo de 4 minutos 11 segundos e 60 centésimos.
Sábado não terminaria sem outro título nacional individual: o notável João Vieira ganhou a prova de 10 quilómetros marcha e foi campeão nacional pela 22ª vez na carreira, num dia com nove títulos de atletas que vestem a camisola do Sporting CP.
Igualmente de destacar vários outros desempenhos de muito bom nível de ataletas Leoninos. Nos 400 metros planos femininos, Carina Vanessa foi segunda classificada com o tempo de 54'68, com Sofia Lavreshina e Juliana Guerreiro a ficarem em 4.º e 5.º lugares.
Na prova de 100 metros, Carlos Nascimento foi o segundo classificado e na mesma distância, mas nos femininos, Rosalina Santos foi a 3.ª classificada; nos 3000 metros obstáculos, Tomás Silva terminou na 3.ª posição, o mesmo lugar de Ilírio Nazaré no lançamento do dardo, enquanto João Fernandes foi o 4.º classificado.
Márcia Maketa terminou o concurso de lançamento do martelo no 3.º lugar, ela que é uma atleta sub-20 e que conseguiu como melhor marca 51 metros e 26 centímetros.
Na prova de salto em comprimento feminina, Jéssica Barreira terminou no 4.º lugar, tendo subido ao pódio como terceira melhor atleta portuguesa na disciplina. Mariana Barreto foi 5.ª classificada e Inês Vicente foi sétima. Marta Castro foi também sétima classificada nos 1500 metros.
Na estafeta de 4x100 metros masculinos, o quarteto constituído por Tomás Gonçalves, Gil Manuel, Guilherme Mendo e Osvaldo Barbosa terminou no 2.º lugar. No peso, Daniel Santiago foi 3.º classificado; no salto em comprimento, André Pimenta terminou no 5.º lugar e Diogo Oliveira foi 8.º. No salto à vara, Gonçalo Uva foi 7.º.
Por fim, Carolina Costa foi 4.ª classificada nos 10 quilómetros marcha.