Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

A Taça é nossa!

Por Sporting CP
08 Out, 2020

Basquetebol conquista primeiro título desde o regresso

A equipa de basquetebol conquistou esta quinta-feira a Taça de Portugal referente a 2019/2020 ao derrotar o FC Porto por 78-87 na final que se realizou no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Foi a sexta Taça de Portugal dos Leões na modalidade e o primeiro troféu desde o regresso do escalão sénior masculino em 2019.

Shakir Smith, James Ellisor, Travante Williams, João Fernandes e John Fields iniciaram a partida de verde e branco, mas foi o FC Porto a entrar melhor e a conseguir uma vantagem de sete pontos (11-4). Muito fortes da linha dos três pontos, os dragões, não conseguiram, contudo, evitar uma boa recuperação Leonina, com o Sporting CP a reduzir a diferença para apenas um ponto (25-24). Ainda assim, o resultado era 27-24 no final dos dez minutos iniciais.

Segundo período e nova boa entrada do FC Porto, que, mais uma vez com vários triplos, chegou aos 34-28. O emblema de Alvalade, com John Fields em grande plano - foi o autor de um afundanço fenomenal para o 39-35 -, voltou a recuperar até chegar ao empate graças ao lançamento triplo bem sucedido de Jalen Henry (41-41). Mas, mais uma vez, o FC Porto adiantou-se nos instantes finais e chegou ao intervalo a vencer por 44-42.

O terceiro quarto foi decisivo, com o Sporting CP a apresentar-se em grande nível e a exibir toda a sua qualidade. Com um James Ellisor inspirado, o conjunto de Luís Magalhães passou para a frente do marcador aos 48-50.

Melhor na defesa, com muitas bolas conquistadas ao FC Porto, e no ataque, com maior sabedoria e eficácia, o Sporting CP chegou aos sete pontos de vantagem (51-58) depois dos triplos de James Ellisor e João Fernandes. O norte-americano fechou mesmo o período em 53-60 (9-18 nos dez minutos).

Quarto período e novamente o Sporting CP muito bem. James Ellisor e Francisco Amiel iam aterrorizando a defesa adversária e a vantagem foi aumentando até aos 12 pontos (64-76), a maior da partida. O FC Porto não entregou a Taça de Portugal de bandeja e ainda lutou, mas a vitória sorriu mesmo à turma verde e branca por 78-87. Com 24 pontos, James Ellisor foi o melhor marcador do desafio, sendo que John Fields (18 pontos e 13 ressaltos) foi eleito MVP.

No final, grande festa em Odivelas por parte do Sporting CP, justo vencedor da Taça de Portugal. Várias décadas depois, o basquetebol sénior masculino do Clube volta a adicionar títulos ao palmarés da maior potência desportiva nacional.

Sporting CP: Travante Williams (11), Francisco Amiel (10), John Fields (18), Shakir Smith (1), Jeremias Manjate, Diogo Ventura (6), João Fernandes (8), Cláudio Fonseca, Diogo Araújo (2), Pedro Catarino (2), Jalen Henry (5) e James Ellisor [C] (24).