Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Mais uma vitória nos 'quartos'

Por Sporting CP
24 Abr, 2021

Basquetebol supera Vitória SC (85-67)

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o Vitória SC por 85-67 no segundo jogo dos quartos-de-final dos play-offs da Liga Placard. Com os resultados de 24-9, 19-21, 26-27 e 16-10 nos quartos, os Leões estão agora a um triunfo de chegar às 'meias' da competição.

Com Diogo Ventura, James Ellisor, Travante Williams, Diogo Araújo e João Fernandes no cinco inicial, o Sporting CP entrou forte, como habitual. James Ellisor abriu o marcador e Travante Williams, através de um lance livre, aumentou a vantagem para 3-0. Brandon Parrish empatou o resultado com um triplo e a partir daí só deu verde e branco até ao final do primeiro quarto.

João Fernandes e Diogo Araújo não falharam nos respectivos lances livres - o que seria uma tendência durante a primeira metade - e Diogo Ventura colocou o Sporting CP com quatro pontos de vantagem quando se cumpriram cinco minutos de jogo (9-5). Foi o início de um parcial de 11-0 para o emblema de Alvalade, com um triplo de Diogo Araújo, um belo afundanço de João Fernandes e um lançamento certeiro de James Ellisor após boa jogada colectiva a ajudarem para essa diferença. O domínio continuou com naturalidade e, no final do quarto inicial, o Sporting CP vencia por 24-9.

Os visitados continuaram muito fortes nos lances livres no segundo quarto, o que era representativo de dois factores: o Vitória SC não estava a conseguir parar o jogo interior do Sporting CP - daí o grande número de faltas - e os comandados de Luís Magalhães estavam com percentagens muito elevadas neste momento específico do jogo, assim como nos lançamentos de dois pontos.

James Ellisor, Travante Williams e John Fields facturaram de lance livre e nem os triplos de Brandon Parrish e Carlos Cardoso, dois dos mais inconformados da formação minhota, interromperam o ritmo Sportinguista. Depois de três lances livres convertidos por Shakir Smith, Travante Williams fez o 43-22, estabelecendo um fosso de 21 pontos entre os dois conjuntos. No entanto, o Vitória SC respondeu bem nos minutos finais, conseguindo um parcial de 8-0 e levando o resultado em 43-30 para o intervalo. Por esta altura, James Ellisor era o melhor marcador do jogo com 12 pontos e o Sporting CP somava 19 lances livres convertidos em 21 possíveis. Do outro lado, a estatística apresentava apenas quatro em oito.

O terceiro quarto foi o mais equilibrado e homogéneo, com Sporting CP e Vitória SC a apresentarem um rendimento semelhante ao longo dos dez minutos. Foi também neste período que Travante Williams abriu o livro, juntando 12 pontos aos cinco que já havia amealhado. Foi o Vitória SC a entrar melhor, com lançamentos certeiros de Tyler Seibring e Alex Peacock, mas Diogo Araújo, João Fernandes e Travante Williams, este último com um triplo, não permitiram uma aproximação maior ao adversário.

Diogo Ventura, João Fernandes e Travante Williams continuaram em grande na linha de lance livre, mas os visitantes teimavam em não atirar a toalha ao chão. Foram sempre respondendo ao Sporting CP com bolas no cesto, o que fez com que o resultado entrasse para o último quarto em 69-57. A vantagem era de 12 pontos, mas o duelo estava longe de estar resolvido.

Tal facto ficou bem visível nos primeiros minutos do quarto e último período. O Vitória SC foi-se aproximando e o Sporting CP, por outro lado, estava menos eficaz e criativo no ataque, também por mérito do adversário. Quando a diferença ficou reduzida a seis pontos (70-64), Luís Magalhães pediu um desconto de tempo, sendo que o Vitória SC ainda conseguiu o 70-66 depois desse momento.

O Sporting CP ganhou fôlego com os lançamentos de Diogo Ventura e João Fernandes, ambos no jogo interior, e um triplo de Travante Williams a cinco minutos do fim voltou a colocar dois dígitos na vantagem verde e branca (77-66). As indicações dadas pelo treinador Leonino tiveram efeito e o Sporting CP chegou mesmo aos 15 pontos de diferença depois de João Fernandes facturar por duas vezes e fechar um parcial favorável de 11-0.

Diogo Araújo e Diogo Ventura fizeram os últimos pontos do encontro, fechando o marcador em 85-67 depois de Luís Magalhães ainda dar minutos aos jovens Jorge Embaló, Jeremias Manjate e Afonso Guedes. Travante Williams (20 pontos), James Ellisor (16 pontos) e João Fernandes (14 pontos e 12 ressaltos) foram os elementos em maior destaque no Sporting CP, que vai agora a Guimarães (quinta-feira, 29 de Abril). Se vencer, garante um lugar nas meias-finais da Liga Placard.

Sporting CP: Travante Williams (20), Francisco Amiel, John Fields (6), Jorge Embaló, Shakir Smith (6), Jeremias Manjate, Diogo Ventura (12), João Fernandes (14), Afonso Guedes, Cláudio Fonseca, Diogo Araújo (11) e James Ellisor [C] (16).