Mais um dérbi verde e branco
08 maio, 2021
Basquetebol volta a derrotar SL Benfica
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SL Benfica, este sábado, por 83-75 (18-23, 23-19, 18-21 e 24-12) no segundo jogo das meias-finais dos play-offs da Liga Placard. Com este resultado, o conjunto de Luís Magalhães fez o 2-0 na eliminatória e está a um triunfo de garantir um lugar na derradeira fase da competição.
Os Leões começaram a partida com Diogo Ventura, James Ellisor, Travante Williams, João Fernandes e John Fields no cinco inicial, mas foi o SL Benfica a entrar melhor e a fazer o 0-5 por intermédio de Quincy Miller e Cameron Jackson. O Sporting CP reagiu e, depois dos pontos de João Fernandes e Travante Williams, apareceu John Fields com dois afundanços vistosos.
Ainda assim, do outro lado estava uma equipa que entrou com vontade de empatar a eliminatória e que, por isso, não facilitou. O triplo de Bryce Alford (14-20) é prova disso, mas Francisco Amiel respondeu logo a seguir, também ele na linha dos três pontos (18-21). Ainda assim, foi o SL Benfica a chegar ao final do primeiro quarto com cinco pontos de vantagem (18-23).
Um triplo de Micah Downs no início do segundo quarto antecedeu um triplo do outro lado, desta feita por intermédio de Tomás Barroso. A partir daí, James Ellisor ia sendo a melhor unidade verde e branca enquanto o resultado continuava, mais coisa menos coisa, com a mesma diferença entre os dois conjuntos.
Até que apareceu Diogo Araújo, com dois triplos, e Diogo Ventura, com mais um. Os dois internacionais portugueses encurtaram caminho até aos 39-42, sendo que Travante Williams foi o último a pontuar na primeira metade, colocando o Sporting CP a apenas um ponto de distância do SL Benfica ao intervalo (41-42).
O Sporting CP abriu o terceiro quarto com um triplo de João Fernandes para o 44-42 favorável aos Leões, que pareciam bem encaminhados para se distanciarem das águias. Os visitantes, no entanto, responderam com sete pontos sem resposta (44-49), voltando a liderar o marcador.
Reagiu o emblema de Alvalade com um afundanço potente de João Fernandes, um lançamento certeiro de James Ellisor e um magnífico triplo de Travante Williams, voltando a ficar muito perto do empate (51-52). Até ao final do período, o duelo continuou disputado e o Sporting CP entrou nos últimos dez minutos com um atraso de quatro pontos (59-63).
No derradeiro quarto, contudo, o Sporting CP apareceu na sua melhor forma. Dois lançamentos triplos de Diogo Araújo empataram o resultado (65-65) e o domínio foi verde e branco até ao fim. Travante Williams, Micah Downs e Diogo Ventura não falharam da linha de lance livre, sendo que os dois americanos facturaram também dos três pontos. Com naturalidade, os Leões passaram a estar a vencer por 77-70, o que permitiu uma gestão confortável até à buzina final.
O SL Benfica ainda tentou uma reacção, mas sem grande sucesso. Chamado a converter quatro lances livres, o capitão James Ellisor não falhou nenhum e Travante Williams seguiu-lhe o exemplo, fechando as contas em 83-75.
Com 21 pontos, seis assistências e cinco ressaltos, Travante Williams foi o jogador que mais pontuou no dérbi e esteve em clara evidência, assim como James Ellisor (14 pontos, oito ressaltos, quatro assistências), Diogo Araújo (14 pontos) e João Fernandes (dez pontos).
O próximo jogo desta eliminatória acontece a 13 de Maio, quinta-feira. Em caso de vitória no recinto do SL Benfica, o Sporting CP qualifica-se para a final dos play-offs da Liga Placard.
Sporting CP: Travante Williams (21), Francisco Amiel (3), John Fields (8), Jorge Embaló, Shakir Smith, Cândido Sá, Diogo Ventura (5), João Fernandes (10), Cláudio Fonseca, Diogo Araújo (14), Micah Downs (8) e James Ellisor [C] (14).