Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tudo decidido nos últimos segundos

Por Sporting CP
30 Abr, 2022

​Leões vencem clássico em casa do FC Porto no fecho da segunda fase (70-71)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Porto vencer por 70-71, este sábado, na sexta e última jornada da segunda fase do Campeonato Nacional.

Com Travante Williams e Micah Downs de volta às opções, após ausência devido a lesão, mas sem poder contar com Tanner Omlid e Justin Tuoyo, a turma de Luís Magalhães viu o duelo no Dragão Arena arrancar muito equilibrado de parte a parte. Ambas as formações impuseram desde cedo uma defesa agressiva e, apesar de o conjunto de Alvalade ter estado na frente do marcador (12-13), o primeiro parcial acabou por sorrir aos azuis e brancos por 19-15.

No segundo quarto, Daniel Relvão entrou em cena e assumiu-se como protagonista ao colocar os Leões novamente na dianteira, com três lançamentos duplos a abrir (19-21), enquanto o adversário não pontuou nos primeiros quase cinco minutos. A partir daí, a partida voltou a ser disputada taco a taco, com várias alternâncias na liderança e empates no placard. Ao intervalo, apesar da vantagem dos homens da casa por um de diferença (35-34), estava tudo em aberto.

No regresso para a segunda parte, o Sporting CP arrancou novamente melhor, com um parcial de 0-10 (35-44), e chegou aos nove pontos de margem. Do outro lado, os dragões voltaram a não encestar nos três minutos e meio inaugurais e andaram sempre a uma distância mínima de cinco pontos, conseguindo ainda assim reduzir a desvantagem para 56-58 já nos últimos segundos.

Com apenas dois pontos a separar as duas equipas, o último quarto foi de grande emoção. O FC Porto colocou-se rapidamente na frente e chegou a liderar por sete pontos (66-59), mas o Sporting CP respondeu de forma afirmativa e voltou à dianteira com um parcial de 0-8 (66-67). A um minuto da última buzina, o placard marcava 69-69, mas dois lances livres da autoria de Miguel Maria Cardoso, nos últimos segundos, selaram o resultado final e a vitória por 70-71.

Destaque para Joshua Patton, que foi o melhor marcador Leonino com um total de 17 pontos.

O Sporting termina assim a segunda fase no terceiro lugar do grupo A com os mesmos 49 pontos do FC Porto, que ficou em segundo, e vai agora defrontar o SC Lusitânia nos quartos-de-final dos play-offs, que serão disputados à melhor de três jogos.

Os Leões voltam a jogar na próxima sexta-feira, 6 de Maio, frente ao Imortal BC, os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting CP: Travante Williams (13), Shakir Smith (1), Micah Downs (9), Joshua Patton (17) e João Fernandes (2); Mike Fofana (2), Diogo Ventura [C], António Monteiro (4), Daniel Relvão (11), Diogo Araújo (4), Miguel Maria Cardoso (8) e Daniel Machado.