Pedro Nuno Monteiro: "Equipa tem-se apresentado bem nestes momentos"
15 Jan, 2023
Declarações depois da conquista da Taça Hugo dos Santos
No final da vitória da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal sobre a AD Ovarense, que valeu o triunfo na Taça Hugo dos Santos, Pedro Nuno Monteiro marcou presença na conferência de imprensa no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Depois de reforçar que "este jogo prova exactamente" que o grupo que lidera é feito para grandes momentos, o treinador Leonino analisou o desafio contra a AD Ovarense.
"Iniciámos de forma excepcional. 35 pontos no primeiro período, dominámos completamente. O segundo período teve menos qualidade, deixámos de correr. A vitória nunca esteve em causa. Fomos muito competentes e muito sérios", começou por dizer aos jornalistas.
Questionado sobre se o Sporting CP está na linha da frente para conquistar a Liga, Pedro Nuno Monteiro explicou que orienta um grupo construído para este tipo de momentos: "Não sei e é o grande favorito, mas é o que tem ganho. Acho que temos feito um grande trabalho. A equipa tem-se apresentado bem e focada nestes momentos. (...) A equipa foi feita para este tipo de momentos e tem muito boas reacções nas alturas decisivas".
Em jeito de balanço dos primeiros meses em Alvalade, o técnico não escondeu que "a experiência tem sido excelente, a ganhar e num clube que se declara como candidato": "É o que todos os treinadores querem. Felizmente, tenho ganho alguns troféus pelo mundo. Não tenho feito carreira em Portugal e estou muito contente por estar aqui, num grande clube. Tenho boas condições para treinar, bons atletas, posso lutar por títulos e jogar na Europa. Só posso estar contente".
Diogo Ventura, capitão Sportinguista, também esteve na conferência de imprensa e assegurou que esta final foi encarada "como todas as outras: para entrar para ganhar".
"Ouviu-se muita gente a dizer que o Sporting CP ia ganhar de certeza, mas jogámos como jogamos como contra outra equipa qualquer. Esta equipa tem fome de vencer e comporta-se bem nestes momentos de tensão. Gostamos desta adrenalina e numa final não há como não entrar com tudo. No final falhámos alguns tiros, não tivemos boas opções e a AD Ovarense tem excelentes jogadores. O jogo aproximou-se mas esteve sempre controlado", começou por dizer o base.
Para o internacional português, o facto de o Sporting CP já ter conquistado oito títulos desde o regresso da equipa masculina é motivo de orgulho: "Fomos a nove finais e só perdemos uma. Esta secção está talhada para estes momentos. A direcção tem mérito porque tem escolhido as pessoas certas. A equipa teve algumas mudanças, mas continua num caminho vitorioso. Temos potencial para ganhar muito mais. Se me tivessem dito há quatro anos que ia ganhar oito títulos 11 possíveis não ia acreditar. Não me lembro de alguma vez sermos favoritos, mas vamos sempre à luta".